Topo

Reinaldo Azevedo

AÉCIO VOLTA COM PSDB REFÉM DE DESLEALDADE E COVARDIA. E O BEIJO DA MORTE

Reinaldo Azevedo

01/07/2017 08h46

Não há esfinge menos dotada de segredos do que a ala tucana que quer deixar o governo Temer. Tanta convicção, num caso assim, tem nome: oportunismo barato! Da mesma sorte, cinco de seis integrantes do partido estariam dispostos a votar, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a favor da denúncia oferecida por Rodrigo Janot.

Deve ser vontade de conceder entrevista ao "Jornal Nacional", a exemplo do senador Randolfe Rodrigues (AP) e Alessandro Molon (RJ), ambos da Rede de Marina — sim, parecem ser da Rede Globo também. Sabem como é… Dias difíceis virão na disputa de 2018… Aparecer como referência positiva no noticiário com maior audiência vale ouro, né?

Tucanos ditos "cabeças pretas" morrem de inveja a cada vez que seus colegas vermelhos posam ao lado de Caetano Veloso ou de algum globete de esquerda… "Por que não eu? O que é preciso para isso?" Bem, no momento, é preciso ser a favor da deposição de Michel Temer e da antecipação de eleições. A serviço de que causa, isso ainda não se sabe. Alguma haverá. Para o bem dos brasileiros, certamente não será. O clima de incerteza prejudica as reformas. Vejam a da Previdência: ela tende a ficar menor quanto maior for a pressão. E a queda de Temer (que não acontecerá, acho eu), na velocidade imaginada originalmente pelo Gabinete do Doutor Janot, simplesmente teria empurrado o país para reforma nenhuma. Como querem as esquerdas.

"Está acusando a Globo de integrar o bloco da esquerda, Reinaldo?" Bem, no momento, visivelmente, as agendas estão casadas. Como explicar? Meus queridos, eu não me obrigo a explicar as confusões, as prefigurações e os arranjos alheios. Se eu tivesse alguma hipótese, diria. Estou tomando as coisas pelo seu resultado prático. Caso se cumpra aquilo que o jornal "O Globo" pediu em editorial — e que as emissoras do grupo pedem em reportagens editorializadas e em comentários pautados pela quase unanimidade —, estaremos diante de uma inegável vitória política da esquerda. E do PT em particular.

Ora vejam!!! O país está à beira do abismo em razão dos desastres que os petistas provocaram na economia e da desarticulação do maior esquema criminoso de que a história tem notícia, também liderado pelos companheiros, e seriam eles a rir por último? Eu diria que essa narrativa, por si, é criminosa. Moralmente criminosa! E seu autor tem nome: Rodrigo Janot — com a clara colaboração de seus menudos buliçosos e de "faces rosadas".

Então fazes o quê?
"Ah, então vamos condescender com a corrupção?" Essa é a pergunta que fazem os idiotas, reféns que são do moralismo estúpido. É claro que se há de investigar tudo, e me digam que restrição imprópria foi imposta até agora à Lava Jato. ATENÇÃO! PEÇO QUE ME APONTEM UMA SÓ! Nunca aconteceu. E isso vale para os governos Dilma e Temer. Os senhores procuradores sempre saíram berrando por aí: "Estão querendo acabar com a operação! Pretendem asfixiá-la" E, no entanto, jamais conseguiram apontar um único evento.

Ao contrário: os líderes da Lava Jato, capitaneados por Janot, é que foram perdendo, a cada dia, a noção de seus limites legais e institucionais. Candidataram-se a ditadores do país. Passaram a achar que o arcabouço legal, incluindo a Constituição, é só uma formalidade. E que evocar as balizas da legislação corresponde a flertar com a corrupção.

É evidente que os decentes apoiam o combate à corrupção. Mas só os amorais e os idiotas aplaudem uma luta sem regras. E a razão é simples. Quem não cuida dos meios, dos métodos, certamente acabará conspurcando o fim. Não se pode aceitar que é necessário recorrer ao crime para combater criminosos. Há que se repudiar o emprego de táticas e técnicas típicas de estados policiais.

De volta ao começo e aos tucanos
Terão os tucanos de "cabeça preta" lido a denúncia de Rodrigo Janot? Ou o relatório da PF? Ou o laudo da tal gravação? Não tenho ideia. Compreendo por que petistas e esquerdistas no geral nem precisem fazê-lo par pedir a cabeça de Temer. Afinal, trata-se de uma luta segundo o que entendem ser a política. Mas e os tucanos??? Por quê? Que parte da denúncia eles consideram forte o bastante para depor um presidente? Em que trecho os bons de bico encontraram a evidência fática da culpa? O próprio procurador evidencia a necessidade de se procederem a novas investigações. A denúncia é sabidamente frágil.

Essa patuscada tucana só prova a ruindade dessa gente, sua incapacidade de ler o jogo político, a superficialidade de suas convicções, a pusilanimidade de suas postulações. Isso ajuda a explicar por que o partido saiu, há menos de dois anos, como o grande vitorioso das urnas e está hoje ao res do chão. Assim como o comportamento do PT expõe por que o partido foi reduzido a quase cinzas e já recuperou parte importante do seu prestígio, ainda que, nesse tempo, tenhamos sabido ainda mais sobre a enormidade de seus crimes.

Independentemente das postulações, das convicções, das crenças e até do rigor ético, não existe política sem lealdade. Ou existe: mas será sempre marginal, e seus representantes nunca conseguirão algo além do voo da galinha. Sim, cabe ao Ministério Público, com o trabalho da Polícia Federal, provar os crimes do PT. Cabe à Justiça punir os bandidos. Mas notem: os petistas atuam para preservar o partido e não saem apontando o dedo acusador contra o aliado logo ao primeiro tiro.

"Está querendo que o PSDB também tenha essa solidariedade mafiosa, Reinaldo?" Não! Estou sugerindo que o partido tenha ao menos a coragem de defender o Estado de Direito e não saia por aí a arrotar uma pureza que não tem. Sugiro que não faça ele próprio, antes do MPF e da Justiça, o trabalho de degola dos seus integrantes e de aliados.

Aécio Neves
Os "cabeças pretas" não devem ter lido também a decisão do ministro Marco Aurélio sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Raramente uma decisão, como aquela de Edson Fachin, que o mineiro do mandato, enfeixou tantas agressões à ordem constitucional. E, no entanto, o que se viu foi um silêncio sepulcral no partido; silêncio covarde; silêncio assustadiço — quem sabe silêncio oportunista.

Ou por outra: se deixada a coisa sob a responsabilidade dos tucanos "cabeças pretas", caminharemos para uma ditadura do Ministério Público Federal. E eles ainda se oferecerão para ser seus feitores, seus capitães do mato. E mal se dão conta do que fazem, não é?

Vamos ver. Os tais R$ 60 milhões que Joesley Batista disse ter repassado a Aécio Neves em 2014 — e que o bandido premiado sugere ser propina — foram devidamente registrados no TSE. Quanto desses R$ 60 milhões foram repassados ao caixa central do partido, que, por sua vez, redistribuiu para as campanhas locais? Os "cabeças pretas" têm certeza de que não são também beneficiários do dinheiro que o açougueiro de instituições diz ser propina? Aliás, segundo os delatores da gangue de Joesley, todas as suas doações eram criminosas, o que é uma conversa para encantar procuradores, né? E para enganar trouxas.

Na terça, Aécio volta ao Senado. Suponho que vá falar. O ministro Marco Aurélio reconstituiu a ordem constitucional no seu caso, mas é claro que confortável a situação não é. Não tenho ideia se o senador consegue recolocar o partido nos eixos. Tenho a impressão de que esses tucanos fujões estão mesmo tentados a trocar a moral pelo moralismo de oportunidade.

Ninguém acredita, menos ainda o povo, na lealdade de quem, ao voar, defeca na cabeça dos próprios aliados. Até o brasileiro mais simplório conclui: "Um dia, defeca na minha…"

Ah, sim: os tucanos precisam tomar cuidado para não terminar como aquela personagem da música "E o mundo não se acabou", de Assis Valente:
(…)
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar
Beijei na boca de quem não devia
(…)

Os tucanos estão beijando a boca de quem não devem na certeza de que Temer cai. Vai que não — e eu acho que não.

Pode ser o beijo da morte.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.