Topo

Reinaldo Azevedo

BOBAGENS DE DILMA 2: gente, ela é uma pessoa boa e realmente dividiria a criança em duas metades por critério de justiça...

Reinaldo Azevedo

12/12/2017 07h45

Dilma realmente teria mandado dividir a criancinha… Como Salomão, ela sempre quis ser justa, mas nem sempre sagaz…

No discurso que fez na Assembleia de Minas, a ex-presidente Dilma Rousseff fez de conta que não cometeu crime de responsabilidade. E, no entanto, cometeu, o que é evidente e tecnicamente incontestável.

Mas todos sabemos que isso não basta para derrubar um presidente da República, daí o caráter bifronte do impeachment: existem a questão jurídica e a política. É esta que dá autorização para que aquela tenha curso. Não há câmara de representantes no mundo que derrube um governo realmente popular, que conduza um país próspero — ou, ao menos, entendido como tal. O Lula de 2005 pode dizê-lo de sobejo. É mentirosa a história de que os tucanos poderiam ter derrubado Lula em 2005. Só se fosse na paulada. Uma denúncia de impeachment nem teria começado a tramitar na Câmara. Caso tivesse sido submetida aos deputados, jamais teria prosperado.

As ruas colaboraram, sim, para derrubar Dilma, mas ela golpeou a si mesma quando quebrou o país, quando produziu 13 milhões de desempregados, quando fabricou a maior recessão da história, quando conseguiu conjugar déficit fiscal explosivo com inflação de dois dígitos e juros na estratosfera. Nem toda a roubalheira do mundo a teria jogado fora do palácio se seu governo funcionasse.

Sim, Dilma cumpriu o ritual obrigatório e tratou como uma nova fase do dito golpe a eventual condenação de Lula, o que o impediria de disputar a eleição pela Lei da Ficha Limpa. É pura conversa mole. Até porque o próprio Lula deve considerar como inferior a zero a possibilidade de que venha a ser absolvido. Se condenado, não haverá pressão possível que o faça candidato. Lá nas suas entranhas, o PT já opera com outra realidade. Mas ficará para outro post.

É claro que, se o PT chegar ao poder, não chegará sozinho. Lula, ou quem quer que o represente, sabe que é preciso negociar com outras forças. Aliás, se há coisa que o petismo sabe fazer, convenham, é negócio. Esse radicalismo de campanha é pura fachada para manter ativa a militância. Como sabemos, Lula disse já ter perdoado os golpistas e aceita, sim, fazer alianças com partidos que apoiaram o impeachment. Aliás, os acordos regionais já estão em curso. E haverá muita gente com cara de espanto quando vir petista de braços dados com notórios, como é mesmo?, "golpistas". Aguardem para ver.

Eu poderia dizer, em suma, que esse discurso de Dilma é puro fingimento, que é só propaganda vulgar etc. É o que eu diria se ouvisse Lula a vociferar coisa semelhante… Mas vou ser justo com a ex-presidente, gente! Ela, com efeito, é sincera.

Ela realmente acredita nas bobagens que diz. Ela realmente dividiria em duas partes uma criancinha reivindicada por duas mães. Ela nunca quis ser sagaz. Ela só quer ser justa.

Enquanto isso, do lado de fora, esgoelavam-se boçalidades opostas e combinadas.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.