Topo

Reinaldo Azevedo

Cabeça de Temer virou obsessão de Janot; assiste-se a algo inédito (e feio) no país

Reinaldo Azevedo

08/06/2017 06h09

É impressionante o cerco contra o presidente Michel Temer. Não me lembro de nada parecido. "Ah, e aquele contra Dilma?" Olhem: são coisas absolutamente distintas. Até porque, vamos convir, a pancadaria atingia o PT, sim — e já outros partidos —, mas muito pouco a pessoa da então presidente da República. Não havia um Rodrigo Janot entrincheirado contra Dilma. Tampouco havia no STF um ministro que fosse mero despachante das vontades do Ministério Público Federal ou mesmo da Justiça de Primeiro Grau. Poucos se lembram, mas Teori Zavascki deu um pito em Sérgio Moro por causa da divulgação de grampos que envolviam Dilma — parte deles, lembremo-nos, ilegal.

Corresponde a fazer história vagabunda afirmar que Dilma caiu em razão dos sortilégios da Lava-Jato ou de alguma conspiração envolvendo MPF e Justiça. Não mesmo! Ela só não é mais presidente da República em razão de uma dupla falta:
a: cometeu, sim, o que lei define como crime de responsabilidade;
b: conduziu a economia ao caos e perdeu a base de apoio no Congresso.

Foi a combinação desses dois fatores que derrubou Dilma. O caso de Temer é bem diferente. Desta feita, de uma maneira escandalosa, acintosa, sem par na história, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arrumou um parceiro no Supremo, o ministro Edson Fachin, e, a dupla resolveu exibir seu lado "legicida", na melhor tradição das esquerdas, com as quais ambos se identificam.

Da instrução dada ao futuro delator Joesley Batista — o "como fazer" —, passando pela admissão em juízo de uma gravação clandestina, o que é ilegal, chegando ao atropelo da lei que rege as delações, os parceiros pintaram e bordaram. O que se chamou "ação controlada" da Polícia foi, na verdade, flagrante armado, o que é ilegal. Fachin teve o topete de atuar como relator natural de um caso que não era seu. E, note-se, Cármen Lúcia foi conivente.

Artilharia
A artilharia é pesada. Lá de seu QG, com o apoio avançado de Fachin, Janot ordena os ataques. Como conta com o apoio de setores influentes da imprensa, outorga a si mesmo todos os direitos e todas as licenças. A agressão vem pelo ar: então Temer e mulher realmente foram a Comandatuba, em 2011, seu primeiro ano como vice, num avião do Joesley Batista. E daí? Onde está o crime? A intenção é outra: o que ser quer é provar intimidade entre o presidente e o empresário bandido.

A chuva de fogo não para. Aí o MPF — aquele, de Janot — informa, distorcendo estupidamente os fatos: OAS usou conta de campanha de Temer para pagar propina para Eduardo Alves, o ex-ministro preso anteontem. Quando se vai ver a natureza da coisa, descobre-se o seguinte. A empreiteira fez, sim, doação para a campanha de Temer a vice, e a conta dessa campanha repassou, com o devido registro, R$ 500 mil ao diretório do PMDB potiguar. Ocorre que, segundo o MP, esse dinheiro é… propina!

A guerra é também sorrateira e vem na forma de torpedos saídos de submarinos, a exemplo das 82 perguntas elaboradas pela Polícia Federal, com a ajuda da Procuradoria-Geral da República. Tratei aqui, em particular, da absurda questão 19, que pergunta, na prática, se o presidente teria motivos para temer uma delação de Eduardo Cunha ou do doleiro Lúcio Funaro.

E então ficamos sabendo que o advogado Cezar Bittencourt deixou a defesa de Funaro porque este vai fazer delação premiada. Juntaram lé com lé, cré com cré? Uma delação vem depois de uma pré-delação, quando o futuro bandido premiado negocia as condições para fazê-la. Joesley, como viram, foi que mais lucrou — até em sentido literal — em razão de seu particular entendimento com Janot. Tudo isso em meio ao julgamento do TSE. Três dias antes do seu início, houve a prisão de Rocha Loures.

E aí chegam alguns tucanos, cantarolando Djavan:

Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim, deixa vir do coração


Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se
(…)

Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não

O partido começa a discutir nesta quinta se fica no governo ou se sai. A decisão deve ficar para segunda. O que querem que eu diga? A coisa é tão insólita que nem errada consegue ser. Igualmente vitimado por atos atrabiliários do MPF, alguns representantes do partido escolhem como parceiro o seu próprio algoz. E ainda tenta pisar no pescoço de Temer, outra vítima do autoritarismo. O resultado pode ser desastroso para a legenda: a fama de corrupta já lhe foi pespegada por Janot e seus menudos ensandecidos. Agora falta ganhar a reputação de traidor. Aí a coisa fica boa!

É a primeira vez que se tem uma guerra aberta de um procurador-geral da República contra o presidente. Nunca antes na história deste pais: na democracia ou na ditadura. É, obviamente, uma luta desigual porque Janot tem a seu dispor o aparato policial (PF), parapolicial (o próprio MPF) e parajudicial — Edson Fachin.

E, com eles, linchadores profissionais e especuladores fazem a festa!

Se Lúcio Funaro fizer tudo o que Janot mandar, poderá ganhar uma passagem para Nova York. Ele e Joesley poderão, então, refletir sobre este notável momento de combate à corrupção e à impunidade. Aliás, o açougueiro de instituições deve acordar toda noite e se beliscar: "Como foi que escapei?"

Aí ele se lembra de Edson Fachin.

E volta a dormir o sono dos bandidos premiados, que têm tudo para achar que o crime compensa.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.