Topo

Reinaldo Azevedo

César Mata Pires, principal acionista da OAS, morre de infarto; ele negociava delação

Reinaldo Azevedo

22/08/2017 15h33

César Mota Pires, 67, principal acionista da OAS, morreu de infarto nesta manhã, enquanto caminhava pelas rua do Pacaembu, São Paulo.  Ele negociava com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada.

A OAS foi parar no centro do petrolão em razão de contratos com a Petrobras e com outros entes estatais que embutiam pagamento de propina, segundo confessou Léo Pinheiro, acionista minoritário e ex-presidente da empresa.  A empreiteira está no centro do caso do famoso tríplex do Guarujá, que levou o ex-presidente Lula a ser condenado em primeira instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mata Pires se manteve relativamente longe do escândalo, mas não conseguiu sair incólume. Negociava um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, que o pressionava a revelar supostas irregularidades em obras executadas em São Paulo.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.