Topo

Reinaldo Azevedo

Clipping/O Globo 1 – Cristovam e o risco Lula

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h23

Por Sueli Costa: "O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, disse ontem temer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vença a eleição no primeiro turno e com um partido enfraquecido, acabe virando um líder autoritário. A probabilidade de isso vir a acontecer é grande, disse Cristovam, acrescentando que nesse caso Lula passaria por cima do Congresso, rendendo-se à tentação autoritária. 'É lógico que a probabilidade hoje é muito maior que o presidente Lula seja reeleito, e esse é o meu medo. Porque se ele for reeleito no primeiro turno, com uma votação muito expressiva, e ao mesmo tempo nós tivermos um Congresso em que ele será minoritário, ao que tudo indica, eu temo pelas instituições democráticas', disse o candidato. Cristovam afirmou que há risco de Lula querer ignorar o Congresso e começar a convocar plebiscitos, querer falar diretamente ao povo. "Principalmente quando temos um Congresso desmoralizado, o que facilitaria ainda mais o papel dele num gesto autoritário', completou Cristovam, que é senador do PDT pelo Distrito Federal." Viram isso? Parece Primeira Leitura num daqueles momentos que a esquerda chamava de delírio persecutório. Nota: Cristovam sabe o que fala; já foi um deles. Mais do que isso: foi ministro de Lula. Para ler a íntegra, clique aqui.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.