Topo

Reinaldo Azevedo

Constituinte venezuelana assume poderes legislativos da Assembleia Nacional

Reinaldo Azevedo

18/08/2017 14h40

No Estadão:

A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, constituída apenas por partidários do presidente Nicolás Maduro eleitos em uma votação denunciada como fraudulenta pela oposição e a comunidade internacional, assumiu as funções do Parlamento, na qual a coalizão antichavista Mesa da Unidade Democrática (MUD) tinha maioria desde 2016.

A decisão foi anunciada depois de a direção do Parlamento boicotar uma reunião com representantes da Constituinte.

Em abril, a decisão – posteriormente revogada –  do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), também ligado ao chavismo, de tomar para si as competências do Legislativo, detonou uma onda de protestos que deixou 125 mortos no país.

O órgão decidiu "assumir as competências para legislar sobre as matérias dirigidas diretamente a garantir a preservação da paz, da soberania, do sistema sócio-econômico e financeiro , os bens do Estado e a preeminência dos direitos dos venezolanos", segundo o decreto.

O acordo, que inclui o poder de ditar leis, foi acertado em uma sessão à qual se negou assistir a junta diretora do Parlamento, que foi convocada na véspera pela presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez.

O decreto recordou que "todos os órgãos do poder público se encontram subordinados à Assembleia Nacional Constituinte", o que foi desconhecido – acrescentou – pelo Congresso, cujos presidentes não compareceram à sessão.

"Não vamos permitir mais desvios de poder. Chegou a Constituinte para por ordem!", proclamou Rodríguez antes da leitura do acordo.

Em uma carta aberta, a junta diretora do Parlamento reiterou que desconhece "a fraudulenta Assembleia Nacional Constituinte, seus mandatos e todos os atos emanados da mesma".

"Não compareceremos ante a mentira constituinte. Não estamos obrigados a fazer isso", anunciou o bloco opositor.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.