Topo

Reinaldo Azevedo

Cotas raciais no Congresso? Ué, por que não?

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h21

Eu tenho coisas em comum com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ): dois braços, duas pernas, andamos com a coluna quase ereta etc. Mas sou obrigado a reconhecer: seu senso de humor um tanto abrutalhado, às vezes, acerta na veia. Não é que o homem apresentou um projeto na Câmara obrigando que a Casa cumpra a regra das cotas raciais? Ué, por que não? Ele próprio avisou que é um projeto-protesto, contra o qual ele próprio votaria. É claro que o texto nem chegaria à fase de votação porque esbarraria na Comissão de Constituição e Justiça, já que fere o princípio da igualdade entre os brasileiros. Mas e as cotas raciais nas universidades? Se há lugar em que os brasileiros devem estar proporcionalmente representados, esse lugar é o Congresso, certo? Ou Banânia é uma democracia ou se balcaniza de vez. Por que não eleger também vários presidentes: um negro, um branco, um mestiço? Depois, é só fazer a guerra civil. Os vitoriosos, em vez de recuar ao estágio anterior, aquele da odienta democracia, optariam, é óbvio, por uma ditadura. O deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente de uma tal Frente de Defesa Racial, ficou bravo com Bolsonaro. Não por causa do conteúdo do projeto, mas porque o próprio autor deixou claro que era um protesto e que votaria contra. Ou seja: Luiz Alberto achou a idéia bacana. Agora só falta chamar a mulher barbada e começar a fazer lançamento de anão no Congresso.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.