Topo

Reinaldo Azevedo

Desconstruindo Mercadante 2 – Os números demonstram que sua obsessão é atacar os tucanos, não governar o Estado de S. Paulo

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h02

O que vem em seguida dá conta de com quê ou com quem se está lidando. As "bases" do programa de Mercadante têm quatro blocos, com subdivisões. Vejam quais são elas e quanto espaço ocupam do total do documento:
1) A Necessária Superação do Modelo de Governo do PSDB em São Paulo – 53.934 toques (46,63%)
2) A Experiência dos Governos Petistas – 4.076 toques (3,52%)
3) O Governo Lula – 5.171 toques (4,47%)
4 – Desenvolvimento Econômico Sustentado com Justiça Social: Principais Eixos, Metas e Linhas de Ação – 42.963 toques (37,15%)
Por que esses números são relevantes? Porque, com a quase, mas não completamente, exceção do quarto item, os outros três são dedicados a esculhambar os 12 anos de governo tucano e os oito da gestão FHC. Ok. Não se espera de uma oposição que diga que as coisas vão bem. Mas tudo tem limite, menos o Mercadante. Entendam: elabora-se um documento sobre o futuro do Estado que concentra um terço do PIB nacional, e 62,85% dele chama os paulistas de idiotas. Afinal, o partido foi eleito para o governo do Estado por três vezes consecutivas; seu último governador deixou o cargo com índices de aprovação superiores a 70%, e o candidato tucano à sucessão estadual, José Serra, vence a disputa no 1º turno. Num eventual segundo turno, bateria o petista por 61% a 26%. Vale dizer: os paulistas não concordam com Mercadante. Aliás, em recente passeio seu pela Zona Leste da cidade de São Paulo, deu para perceber que nem mesmo os petistas o querem.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.