Topo

Reinaldo Azevedo

Dirceu e a expressão bolchevique “inimigo do povo”

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h20

Eles não têm cura. O ex-ministro José Dirceu, aquele que foi cassado pela Câmara acusado de corrupção, escreve um artigo no site do PT que já se revela desde o título: "Os inimigos do povo". São estas mesmas palavras, sem tirar nem pôr, as que os bolcheviques usavam, desde Lênin, para praticar suas atrocidades. Ser um "inimigo" do povo era a acusação que se fazia àqueles que Stálin queria eliminar durante os famigerados Processos de Moscou. Em contrapartida, O Amigo do Povo era como se chamava o jornal que era editado pelo jacobino Marat, na França, um dos mais celerados assassinos da Revolução Francesa. Em seu texto, publicado no site do PT, clique aqui, Dirceu critica os que consideram o Bolsa Família eleitoreiro, um "esmolão" (que é como este blog e Primeira Leitura — extinto — se referem ao programa). E manda bala, em sentido sempre metafórico: "A verdade nua e crua é essa: naquilo que a elite só enxerga 'esmolão', o que emerge é um novo modelo de desenvolvimento com distribuição de renda. A redução das desigualdades, entre 2002 e 2005, e a notada melhoria da qualidade de vida dos mais pobres, como constata a pesquisa da FGV, reafirmam a convicção de que não há desenvolvimento sem distribuição de renda." E pensar que há ainda alguns ingênuos que têm José Dirceu como aliado contra o que seria "a verdadeira direita". O modelo de desenvolvimento de Dirceu é esse aí: bolsa-esmola para os pobres que tanto felicitam Lula. Mais adiante, no que só pode ser piada involuntária ou, então, a arte requintada de um filósofo cínico, o homem escreve: " (…) todo mundo sabe que a verdadeira ameaça ao país é a dívida interna, que dobrou em relação ao PIB, nos oito anos de mandato de FHC." Para quem não ligou o nome à coisa, a dívida interna é aquela que está diretamente ligada à taxa de juros. Em 2002, o risco país era quase dez vezes maior do que hoje, e o país exportava a metade. Os juros reais que eram pagos estavam no mesmo patamar de agora. Mas, claro, o "Amigo do Povo", que finge acreditar que o Bolsa Miséria é distribuição de renda, não diz nada a respeito.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.