Topo

Reinaldo Azevedo

Do Rio para Windhoeck, aquela cidade “limpa” da Namíbia que, segundo Lula, nem parece África

Reinaldo Azevedo

04/12/2017 14h00

Estou no Rio. Olho o Oceano Atlântico. Em linha sempre reta, chega-se à Namíbia, na África. Aliás, a latitude do Rio, de -22,90 graus, é praticamente a mesma de Windhoek, capital daquele país africano: -22,55. Foi lá que Lula disse uma de suas frases iluminadas em 2003, primeiro ano de seu governo:
"Estou muito surpreso porque quem chega a Windhoek não parece que está num país africano. Acho que poucas cidades do mundo são tão limpas e bonitas arquitetonicamente quanto esta cidade. E [poucas cidades têm] um povo tão extraordinário como [Windhoek] tem".

Lula é mesmo um espanto, né?

Se pudesse disputar a eleição, tenderia a enfrentar Jair Bolsonaro no segundo turno, vencendo-o com folga.

Em linha reta, queridos, daria na capital da Namíbia, aquela cidade que nem parece a África. O diabo é que devemos ficar por aqui mesmo. E, nos termos de Lula, estamos cada vez mais nos parecendo com a gente mesmo, cada vez mais com cara de Brasil.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.