Topo

Reinaldo Azevedo

Espancando o estado de direito-1: estão fazendo de tudo para pôr Lula lá outra vez, e ainda há quem se pergunte por quê

Reinaldo Azevedo

19/12/2017 07h57

Um manual está sendo escrito no Brasil pelos procuradores e juízes da Lava Jato, que vão atuando, ainda que involuntariamente, para devolver o poder ao PT. Escusado dizer que Luiz Inácio Lula da Silva só não será presidente da República se for impedido pela Justiça. Dada a vontade da maioria do eleitorado, seria Lula lá. E essa é a cara da tragédia política que se abateu sobre o país. E, não há como, ela tem autoria. Sim, eu vinha advertindo para isso desde o fim do ano passado. Sei o que me custou em ofensas, agressões, baixarias… Mas as coisas estão aí. A história me tem dado razão — e não que eu esteja satisfeito com o que vejo. Explico o que quero dizer.

Decisões tomadas por ministros do STF nesta segunda-feira trazem a nu ações destrambelhadas de iniciativa do Ministério Público Federal ou de instâncias inferiores da Justiça que parecem talhadas apenas para levar o tribunal superior a revê-las. Ao fazê-lo, como se sabe, sobrevém a conversa mole de que existe impunidade no Brasil. Três são os casos momentosos: a) a concessão de habeas corpus a Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral, que volta para a prisão domiciliar; b) a rejeição da denúncia contra quatro políticos, a saber: senador Benedito de Lira (PP-AL) e os deputado Arthur Lira (PP-AL), Dudu da Fonte (PP-PE) e José Guimarães (PT-CE); c) a suspensão de inquérito no STJ que investiga o governador Beto Richa (PSDB), do Paraná. Vamos ver nos posts abaixo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.