Topo

Reinaldo Azevedo

Exijo que o SUS dê a todos os brasileiros esse remédio que Maia toma!

Reinaldo Azevedo

18/12/2017 07h53

Prestem atenção! O DEM tem apenas 30 deputados e não elegeu nenhum governador. Em 2014, sua bancada minguou para 21 membros. Chegou-se a falar na sua extinção. Houve até um movimento em favor da fusão com o PTB, mas a coisa não prosperou. Com a ascensão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o partido ganhou alguma musculatura, mas é apenas a oitava bancada na Casa. Maia, no entanto, fala como se liderasse um exército.

Imodesto, ele sonha grande — talvez com aqueles 108 deputados que o PFL chegou a ter em 1998. Prestem atenção a esta fala:
"[Meu plano em 2018] É que a gente possa ter um projeto de poder com essa agenda de modernização do Estado brasileiro, de reformas. Acho que o DEM pode ser protagonista disso junto com mais um ou dois partidos com quem a gente tem boa relação. (…). O meu projeto de poder inclui o PMDB. Uma coisa é o projeto de poder eleitoral. Outra coisa é partidário. Quero construir um projeto onde o DEM possa ser o líder desse novo ciclo da política. Aí sim, daqui a um ano, [formar] um novo partido que possa ter um número relevante de governadores, uma representação importante de 15 a 20 senadores e possa voltar a ter no Congresso um partido com 100 deputados."

Exijo que o SUS dê de graça a todos os brasileiros esse remédio que Maia toma!

Só para que saibam: o maior partido do país, o PMDB, conta com 60 deputados, 40 a menos do que a pretensão expressa pelo presidente da Câmara, e 21 senadores — mesmo assim, há parlamentares que seguem apenas a própria biruta, nunca a do partido.

Venham cá: por que razão Rodrigo Maia acredita que será o nanico a mover o gigante, o rabo a balançar o cachorro?. Por que o PMDB se deixaria, vamos dizer, liderar por sua clarividência?

É impressionante! Ele, tem, então, a ambição de definir a pauta do candidato das forças hoje governistas, ambiciona excluir o presidente Michel Temer da eleição, pretende comandar um movimento inédito de fusões de partido, com o quase-nanico DEM a hegemonizar o processo, e esse voragem tragaria até o gigante PMDB.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.