Topo

Reinaldo Azevedo

FIFA: Joesley da Globo fornece detalhes de suposta propina paga pelo grupo. Caso tem um morto

Reinaldo Azevedo

16/11/2017 00h41

O advogado Jorge Delhon: ele se matou depois de ser acusado por delator no caso Fifa

Alejandro Burzaco voltou a depor nesta quarta e tornou mais desconfortável do que já era a situação da Rede Globo. Agora vêm à luz detalhes da propina que ele assegura ter sido paga pela emissora brasileira pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026 e 2030. Ele fornece o valor, indica o banco que teria sido usado para a operação, o titular da conta etc. Verdade ou mentira? Burzaco fez um acordo de delação e depõe como testemunha. Se estiver mentindo, deve estar ciente do risco que corre por lá. A Justiça americana não é Edson Fachin. O Ministério Público de lá não é conduzido por Rodrigo Janot. Por lá, quem acusa tem de provar. Para que um benefício seja concedido, é preciso apresentar provas, não mera interpretação interessada de gravações armadas.

Leiam o que informa a Folha:
Em mais um dia de depoimento, Alejandro Burzaco disse que a TV Globo, a mexicana Televisa e sua empresa de marketing esportivo, Torneos y Competencias, pagaram juntas US$ 15 milhões em propina a Julio Humberto Grondona, ex-chefe do futebol argentino, pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026 e 2030. O valor, que garantia direitos de TV, rádio e internet para os eventos esportivos, teria sido depositado no banco Julius Bär, sediado na Suíça. Essa conta era controlada pela T&T, empresa criada pelo grupo de Burzaco para fazer pagamentos com verbas ilícitas. De acordo com ele, os valores pagos eram abaixo do mercado para que pudessem ser inflados com propinas.

Uma das principais testemunhas da acusação no julgamento de José Maria Marin, ex-presidente da CBF que está sendo julgado em Nova York no escândalo de corrupção da Fifa, Burzaco deu detalhes de um suposto encontro há quatro anos no hotel Waldorf Hilton, em Londres, onde teria fechado o acordo. Também na capital britânica, Burzaco disse ter se encontrado com Marin, Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, e executivos da americana Fox Sports que queriam "ampliar suas operações no Brasil e ter laços mais estreitos com o futebol".

(…)
Na corte do Brooklyn, ele chorou no início do segundo dia de depoimentos, interrompendo o julgamento. Isso foi menos de 24 horas depois do suicídio de um advogado argentino citado por ele como um dos que receberam propina no esquema -Jorge Delhon se jogou na frente de um trem em Buenos Aires. Depois de sua crise de choro, Burzaco foi reconduzido ao tribunal. Ele então deu mais detalhes de suas ligações com a TV Globo e a Fox.

Na página "ge", Globo Esporte, há a https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/burzaco-se-emociona-em-depoimento-e-faz-novas-acusacoes-a-grupos-de-midia-inclusive-a-globo.ghtml  transcrição do trecho em que a emissora é acusada frontalmente:

— O senhor participou de outras reuniões em Zurique?

— Sim. A Torneos y Competencias tinha uma aliança com a TV Globo e com a Televisa. Elas tentavam adquirir direitos de transmissão de TV, rádio e Internet para as Copas de 2026 e 2030. Com exclusividade para o Brasil – no caso da Globo; e para o resto da América Latina, no caso da Televisa.

— Adquiriram esses direitos?

— Sim.

— Qual foi o acordo para adquirir esses direitos?

— Entre os três parceiros concordaram em distribuir 15 milhões de dólares para Julio Grondona

— Quem eram os parceiros da Torneos?

— TV Globo e Televisa.

— O valor acordado foi pago?

— Sim… 15 milhões de dólares. O dinheiro acabou numa conta num banco na Suíça em nome de Julio.
(…)

Retomo
A Globo reiterou os termos de uma nota emitida nesta terça, na qual nega qualquer irregularidade. Reafirma que uma ampla investigação interna feita pela própria empresa não encontrou sinal de pagamentos irregulares.

Vamos ver. Burzaco chorou durante o depoimento desta quarta, em especial quando ficou sabendo que o advogado argentino Jorge Alejandro Delhon, uma das pessoas delatadas por ele, havia se suicidado, jogando-se na frente de um trem, na cidade de Lanús.

Avaliar as razões de um suicida é sempre coisa complicada. O saber firmado a respeito tende a avaliar que um determinado evento apenas dispara um mecanismo que já estava ativo, tendente a levar a pessoa a pôr fim à própria vida. De toda sorte, parece que Delhon considerou que não seria fácil se livrar da acusação de Burzaco. A turma envolvida na lambança é da pesada.

A Folha informa que o peruano Manuel Burga, ex-chefe do futebol de seu país e réu no caso, fez duas vezes para o delator um sinal com a mão que indica cabeça cortada, interpretados pela promotoria como ameaça de morte. Sua prisão foi pedida pelos promotores, mas a Justiça apenas ampliou as medidas cautelares que há contra ele. Já confinado num quarto de hotel, não poderá usar computador, falar ao telefone ou sair sozinho.

Os veículos do grupo Globo estão noticiando o caso. Não tem, vamos dizer assim, o destaque que teria uma acusação de Joesley Batista contra Michel Temer, mas também não se pode dizer que esconda a acusação. Afetam a respeito uma serenidade que, com a devida vênia, não tem como ser verdadeira.

A empresa tem advogados competentes e conhece profissionais que avaliam risco. E o risco, no caso, é grande. Por que digo isso? Chicaneiros como Joesley Batista ou Lúcio Funaro — sob os auspícios, por aqui, de Rodrigo Janot e Edson Fachin — não prosperariam nos EUA. Para que Burzaco chegasse a desempenhar o papel que desempenha no processo, cobraram dele provas, evidências materiais, fatos. Notem que ele não usa a tática Funaro: "Alguém me disse que ouviu dizer que o dinheiro era para o Temer". Ele está dizendo que a sua empresa, junto com a Globo e a Televisa, pagaram a propina de US$ 15 milhões a Julio Grondona.

Pode estar mentindo? Claro que sim! A questão é saber por que o faria. Trato do assunto em outro post.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.