Topo

Reinaldo Azevedo

Henrique Alves é preso em Natal na Operação "Manus". Objetivo é constranger Temer

Reinaldo Azevedo

06/06/2017 10h45

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira o ex-presidente da Câmara e ex-ministro do Turismo do governo Temer Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte. A PF investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro em desvios de verbas na construção do Estádio Arena das Dunas, em Natal. O superfaturamento identificado chega a R$ 77 milhões. Fred Queiroz, secretário de Obras de Natal também foi preso na operação e o publicitário Arturo Arruda, cunhado de Alves, sofreu condução coercitiva.

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já preso em Curitiba por determinação do juiz Sérgio Moro também teve mandando de prisão expedido nesta operação, que é um desdobramento das delações e investigações da Operação Lava Jato.

Henrique Eduardo Alves era próximo dos políticos de confiança de Temer e pediu demissão em junho de 2016, após ser citado em delações. Alves também foi ministro de Dilma Rousseff no segundo mandato, também na pasta do Turismo.

Cerca de 80 policiais cumprem 33 mandados judiciais, sendo cinco  de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná. A operação foi batizada Manus, em referência à expressão latina traduzida por "uma mão lava a outra".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.