Topo

Reinaldo Azevedo

Hoje tem Lava Jato? Tem, sim, senhor! Ex-presidente do BB e da Petrobras é preso na 42ª fase

Reinaldo Azevedo

27/07/2017 07h48

Aldemir Bendine: ex-presidente do BB e da Petrobras tem tempórária decretada (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

— Hoje tem Lava Jato?

— Tem, sim, senhor!

— Então vamos lá, meninada! Quem está feliz tira o pé do chão!

Informa a Área de Comunicação Social da Polícia Federal de Curitiba o que segue. Comento depois:
*
A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Combate a Corrupção e ao Desvio Verbas Públicas – DELECOR/SR/PF/PR, deflagrou na manhã desta quinta a 42ª fase da Operação Lava Jato: "Operação Cobra". Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ação policial tem como alvo principal a investigação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, bem como de pessoas a ele associadas, pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entre outros.

Segundo as investigações realizadas até o momento, Bendine e pessoas a ele relacionadas teriam solicitado vantagem indevida em razão dos cargos exercidos para que o Grupo Odebrecht não viesse a ser prejudicado em futuras contratações da Petrobras. Em troca, o grupo empresarial teria efetuado o pagamento em espécie de ao menos R$ 3 milhões. Aparentemente, pagamentos só foram interrompidos com a prisão do então presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.

O nome da fase — "Cobra" — é uma referência ao codinome dado a Bendine nas tabelas de pagamentos de propinas apreendidas no chamado "Setor De Operações Estruturadas" do Grupo Odebrecht, durante a 23ª fase da Lava Jato.

Os presos serão conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal. Haverá uma entrevista coletiva, às 10h, no auditório da Superintendência de Policia Federal em Curitiba/PR.

AS AÇÕES DO DIA
BRASÍLIA/DF:
2 mandados de busca e apreensão

SÃO PAULO/SP:
1 mandado de prisão temporária;
4 mandados de busca e apreensão (2 na Capital, 1 Sorocaba e 1 em Conhas)

RIO DE JANEIRO/RJ:
1 mandado de busca e apreensão

PERNAMBUCO/PE:
02 mandados de prisão temporária
04 mandados de busca e apreensão (3 em Recife e 1 em Ipojuca)

Comento
Vamos ver o que vem na coletiva. Em regra, a prisão temporária — máximo de cinco dias, podendo ser renovada por mais cinco — de figurões como Bendine acaba convertida em prisão preventiva, que não tem tempo definido, o que não deixa de ser um dos nossos exotismos. Alguém condenado em primeira instância, por exemplo, tende a aguardar o recurso em liberdade. Vejam o caso de Lula. Já um mero investigado, que nem réu é, pode ficar mofando atrás das grades.

Em regra, a prisão temporária serve apenas ao propósito das diligências policiais. Busca-se garantir que o réu não vá criar embaraços para a coleta de indícios. Já a preventiva, prevista do Artigo 312 do Código de Processo Penal, tem requisitos muito claros. Só pode ser aplicada para a) preservar a ordem pública (caso a pessoa em questão esteja cometendo novos crimes); b) para preservar a ordem econômica (idem para essa área); c) em proveito da instrução criminal (preservar provas e testemunhas) e d) garantir a aplicação da Lei Penal (impedir que a pessoa fuja).

A delação da Odebrecht não é recente. Se Bendine tinha como destruir provas ou manipular testemunhas, convenham, a coisa, a esta altura, já estaria feita.

Mas aguardemos as informações da entrevista coletiva.

A impressão que tenho é que, daqui a 30 anos, na hipótese de haver um país e de eu estar vivo, estaremos cuidando da 337ª Fase da Operação Lava Jato, que vai se chamar, sei lá, "Guerra nas Estrelas".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.