Topo

Reinaldo Azevedo

Italiano Cesare Battisti é levado à delegacia da Polícia Federal na fronteira com a Bolívia

Reinaldo Azevedo

04/10/2017 18h24

Foto: Avener Prado/Folhapress

Na Folha:

O italiano Cesare Battisti foi retido nesta quarta-feira (4) na fronteira do Brasil com a Bolívia, na cidade de Corumbá (MS).

Battisti está na delegacia da Polícia Federal da cidade. Ele foi retido para averiguação e pode ser liberado nas próximas horas, disseram pessoas a par do assunto.

Ele portava uma quantidade baixa de dinheiro em espécie, incluindo reais, dólares e euros, apurou a Folha.

Foto: Avener Prado/Folhapress

Battisti fugiu da Itália e, em 2004, veio para o Brasil. Foi preso em 2007 e, em 2009, o STF autorizou a extradição, que foi negada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, no último dia de seu governo.

De acordo com a defesa de Battisti, há várias tentativas ilegais de remetê-lo para o exterior.

Na semana passada, seus advogados entraram com pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir sua eventual extradição, deportação ou expulsão do Brasil.

"Desde 2016, com as mudanças ocorridas no Poder Executivo, os advogados afirmam que há notícias de que o governo italiano pretende intensificar as pressões sobre o governo brasileiro para obter a extradição", informa o STF.

Na semana passada, o jornal "O Globo" noticiou que o governo da Itália apresentou pedido para que o presidente Michel Temer reveja a decisão de Lula.

Em 2015, Battisti casou com uma brasileira. O casal tem um filho "que depende econômica e afetivamente dele, o que impede a sua expulsão", afirma a defesa.

O relator do caso é o ministro Luiz Fux. Não há prazo para Fux decidir sobre o pedido.

INFRAÇÃO

Policiais disseram à Folha que Battisti foi conduzido à sede da PF na cidade sul-matogrossense por estar com mais de R$ 10 mil, valor superior ao permitido.

Ainda conforme os policiais, ele não portava comprovante para levar este valor –o fato se configura uma infração, e não crime de evasão de divisas.

De acordo com os relatos obtidos pela reportagem, Battisti, ao tentar cruzar a fronteira com a Bolívia, também não declarou o dinheiro.

Para passar para o país vizinho, ele estacionou seu carro do lado brasileiro da fronteira e, a pé, se dirigiu à Bolívia.

A expectativa é que ele passe por uma audiência de custódia em no máximo 48 horas e o juiz decidirá se ele será liberado ou não.

Um dos advogados do italiano está na sede da PF em Corumbá, mas ainda não se pronunciou.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.