Topo

Reinaldo Azevedo

Lula estaria contente com ida dos que não foram

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h14

Merece ser lida uma reportagem de Gerson Camarotti no Globo deste domingo. Ele reproduz aquele que seria o pensamento de Lula sobre seus ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda). O presidente pretende que acreditemos que ele está bastante aliviado com o suposto afastamento de ambos do governo e até teria manifestado irritação ao saber que José Dirceu viajou à Bolívia dias antes de Evo Morales nacionalizar o gás e o petróleo, roubando a Petrobras. Então fica combinado. Dirceu e Palocci estão fora. E, no entanto, eu lhes digo: mandam mais agora do que antes. O ex-chefe da Casa Civil continua com o controle absoluto do PT, e Ricardo Berzoini nada mais é do que um preposto seu. Nos encontros e convenções petistas, é saudado como o grande pilar do partido. E é mesmo. Agora que ninguém mais se interessa pelos seus passos, está mais livre para agir. Quanto a Palocci, pagando um belo aluguel numa mansão de Brasília, embora sem salário, continua onde sempre esteve. Ou alguém leva a sério Guido Mantega? Henrique Meirelles cuida do Banco Central, e o ex-ministro da Fazenda é a referência dos que mandam no país — dentro ou fora do governo — para assuntos de política econômica. E fim de papo. Os dois ex-ministros nunca estiveram tão dentro do governo. Ademais, qual o problema? Se os mensaleiros podem dividir palanque com Lula, por que a proximidade de Dirceu e Palocci lhe faria mal? Pelo menos não são desses pés-de-chinelo. Clique aqui para ler reportagem

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.