Topo

Reinaldo Azevedo

Lula reage ao roubo de Evo Morales, que tomou a Petrobras: oferece-lhe dinheiro barato! É gênio

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h13

Chávez e Morales: "Sabe como a gente dá um truque em Lula?"
Agora eu entendo por que a esquerda mundial, incluindo a de Banânia, ficou tão furiosa quando George W. Bush atacou o Afeganistão, onde Osama Bin Laden e canalha se refugiaram depois dos ataques de 11 de Setembro. O certo teria sido oferecer dinheiro aos rapazes do Taleban para lhes conquistar a simpatia. O Império não sabe de nada. E quem me dá essa lição? Sim, ele, o Babalorixá. Manchete do Estadão desta terça (clique aqui para ler), de autoria de Agnaldo Brito, conta tudo: "Enquanto a Petrobrás discute a sua situação na Bolívia, o maior banco de fomento da América Latina, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), inicia negociações com o governo boliviano para a concessão de financiamentos que permitam à Bolívia importar produtos brasileiros. A mando do Palácio do Planalto, uma missão do BNDES esteve na sexta-feira em La Paz para apresentar as modalidades de financiamentos disponíveis na instituição. Foi o primeiro contato e espera agora o retorno dos bolivianos.A decisão de enviar diretores do BNDES à Bolívia numa missão de governo foi acertada na reunião entre Evo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Caracas, ocorrida na noite de terça-feira da semana passada. Evo pretendia politizar a negociação do contrato de gás em curso entre a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB) e a Petrobrás. Lula recusou discutir o preço do gás, mas introduziu temas para uma "agenda positiva" entre os países. Ambos participaram, em Caracas, da solenidade que marcou o ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul." Viram só como ele é esperto? Enquanto houver grana no BNDES, os latino-americanos já sabem: basta expropriar alguma empresa brasileira, e lá vem crédito barato. Por favor, dispenso as explicações dos especialistas tentando me provar que Lula está evitando um mal maior, como, por exemplo, uma crise no abastecimento de gás. Como se a Bolívia pudesse sair oferecendo ao mundo o produto engarrafado. É claro que Lula está entrando numa corrida com o "companheiro" Chávez, que tem dinheiro farto do petróleo para estender sua influência na América Latina. Lula virou um joguete na mão de um coronel golpista e de um índio de araque. Protagonismo é isso. O último ladrão boliviano que havia se dado bem ferrando um brasileiro tinha sido aquele da peça Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, que Arnaldo Jabor levou para as telas.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.