Topo

Reinaldo Azevedo

Maia, por que não te calas? Procura votos em vez de posar de Pitonisa!

Reinaldo Azevedo

11/12/2017 16h28

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é realmente do balacobaco. Como diria Machado de Assis, melhor um argueiro nos olhos — um cisco, uma farpa, um grânulo a incomodar — do que tê-lo como aliado.

Hoje é dia 11. A votação da reforma da Previdência está marcada para o dia 18. Aos tais "mercados", Maia proclama: ou reforma ou falência do sistema. Mais: o sistema que temos tira dos pobres e dá aos ricos.

A sua fome de protagonismo, no entanto, devora a sua própria responsabilidade. Com aquele ar de realismo entediado, ou como quem sempre estivesse com o sapato apertado, ele vaticina: acha que não será possível votar a dita-cuja neste ano.

Ele não é ombudsman do processo político. Ele não é pago para fazer previsões. Ele não é consultor. Ele é político.

"E, por isso, ele deveria mentir?"

Não! Peço justamente que não minta. Se está mesmo empenhado nas reformas, ele não precisa ficar fazendo previsões pessimistas. Que vá à luta, que busque os votos, que conclame os partidos aliados e os "desaliados", como os tucanos, a fechar questão.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.