Topo

Reinaldo Azevedo

Marcos Valério acerta delação com a PF; acordo aguarda aval do STF. Vem confusão...

Reinaldo Azevedo

19/07/2017 15h22

Na Folha:

A colaboração envolve políticos de foro privilegiado e, por isso, depende do aval do Supremo. Marcos Valério deve narrar detalhes sobre o mensalão tucano —esquema de desvios de recursos públicos de estatais mineiras para a fracassada campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998.

De acordo com a PF, o acordo foi assinado no último dia 6, quando foi apresentada "vasta documentação" e prestado depoimento.

A delação depende de homologação do Supremo para que possa ser usada em ações penais. Durante o período de recesso do STF, caberá à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, validar o conteúdo do acordo ou distribuir para outro ministro quando as atividades forem retomadas.

Condenado a mais de 37 anos de prisão pelo mensalão e réu no processo do mensalão tucano, Valério foi transferido nesta segunda (17) de uma penitenciária em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para um centro de detenção onde os presos fazem a própria segurança.

A mudança para a Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), em Sete Lagoas (MG), faz parte do acordo de delação. Valério é o único acusado pelo mensalão que ainda cumpre pena em regime fechado.

A decisão do juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, que autorizou a transferência, afirma que a própria PF solicitou a mudança "a fim de concluir procedimento de colaboração premiada sob análise do Supremo Tribunal Federal".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.