Topo

Reinaldo Azevedo

Michel Temer exclusivo: “As dificuldades me vitalizam”. Íntegra da nossa conversa

Reinaldo Azevedo

03/07/2017 22h09

 

Presidente Michel Temer toma a inciativa de telefonar para "O É da Coisa": "Estou animadíssimo"

Comentei no começo do programa "O É da Coisa", na BandNews FM, que vai ao ar, todos os dias, entre 18h e 19h20, nota da colunista Mônica Bergamo, da Folha, segundo a qual o presidente Michel Temer estaria abatido. E até notei que não haveria razão para isso.

Um assessor do Palácio do Planalto, que ouvia o programa, levou a informação ao presidente, que decidiu ligar para a redação para falar comigo. Até os meus colegas de bancada acharam que eu tinha planejado a coisa, mas isso não aconteceu mesmo! Temer decidiu falar. E expressou a forte confiança de que a Câmara não dará sequência à denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segue a transcrição da conversa.

Reinaldo Azevedo: Michel Temer Temer?

Michel Temer: Diga, Reinaldo, tudo bem com você?

Reinaldo Azevedo: Michel Temer… É o Michel Temer mesmo, é?

Michel Temer: Já estou te dando um abraço aqui, para começar a conversar com você.

Reinaldo Azevedo: Olha, deixa eu dizer… Presidente Michel Temer, boa noite! Fico feliz que o senhor esteja ligando, mas é que fica parecendo combinação. E realmente não é.
Michel Temer: Não é. É que eu soube…
Reinaldo Azevedo: O presidente decidiu ligar para cá.
Michel Temer: Você sabe que eu soube que você deu umas informações aí, minha assessoria me falou, aí eu disse: "Olhe, deixa eu dar um abraço no Reinaldo e nos seu ouvintes e trocar umas ideias.
Reinaldo Azevedo: Presidente, eu comentei sobre o senhor hoje, e, antes que comecem as vozes que um poeta chama "Vanguarda do não", a perguntar: "Não vai perguntar para o Michel Temer sobre a prisão do Geddel?" Não! Porque o presidente não é do Ministério Público; o presidente não é da Justiça; o presidente não tem nem obrigação nem dever de ficar respondendo a essas questões. O que eu quero saber, presidente, é que história é essa de o senhor estar meio desanimado. A semana passada parece que foi boa, não?
Michel Temer: Foi boa, viu, Reinaldo? E você sabe que eu estou animadíssimo. Aliás, essas coisas — já tive a oportunidade de dizer, penso até que no seu programa, essas coisas que acontecem me vitalizam. Eu até li, realmente, em uma coluna, que eu estaria abatido, que a minha família estaria abatida. Até pensei, nós temos um cachorro lá, eu falei: será que o cachorro também está abatido? Uma coisa realmente irreal.

E eu digo isso com muita tranquilidade, viu, Reinaldo? Porque eu estou cada vez mais animado. E especialmente animado porque, na verdade, nós estamos indo muito bem. As reformas estão indo adiante, a inflação está caindo. Aliás, viu, Reinaldo?, me permita dizer: hoje mesmo, nós temos dados novos, por exemplo, a Confederação Nacional da Indústria divulgou uma pesquisa que mostra que as vendas das fábricas brasileiras aumentaram 5,5% em maio.

Por outro lado, também dado que eu recebi hoje, a capacidade instalada na indústria também melhorou, está em 77.4%. E na área do comércio exterior, me permita fazer esse breve relato a você, nós tivemos em junho o melhor resultado para o mês da série histórica, ou seja, desde 1989.

Reinaldo Azevedo: Falamos disso há pouco, quer dizer, existe uma balança comercial aí, em recuperação, há sinais bastante importantes na economia. Agora, não obstante, presidente, acho que essa história de que o senhor poderia estar um pouco desanimado deriva também dos levantamentos que se fazem: "Ah os deputados da base estão recalcitrantes, não declaram votos". O senhor tem confiança de que tem o apoio do Congresso? O senhor disse, não faz tempo, que o seu governo é um governo semiparlamentarista. O senhor tem confiança de que a base do Congresso estará com o senhor?

Michel Temer: Eu tenho, viu, Reinaldo? Você sabe que eu estarei muito obediente àquilo que a Câmara dos Deputados decidir. Mas eu dou um dado interessante para você: há cerca de 363 indecisos. Você sabe que os indecisos, Reinaldo, são aqueles que vão dar o seu voto no último momento. Os que são contra dizem logo que são contra.

Reinaldo Azevedo: Sim.

Michel Temer: Então, eu tenho a esperança, no sentido de quase certeza, digamos assim, absoluta, de que nós vamos ter sucesso na Câmara dos Deputados. Até por uma razão, viu, Reinaldo? Quando você examina a tal da denúncia, você vê desde logo a sua inépcia, quer dizer, uma denúncia frágil, inconsistente e capaz de, digamos assim, quando a Câmara dos Deputados tomar conhecimento da defesa que será feita, defesa que serão meras explicações, você verá que a votação necessária para processar a denúncia não se dará. Disso, eu tenho quase absoluta certeza. Ainda mais, viu, Reinaldo, quando eu disser que, só neste período, agora em junho, as exportações cresceram quase 24% em comparação com junho do ano passado.

Então, nós temos isso: o Brasil não para, o Brasil continua, e nós temos certeza daquilo que estamos fazendo. Não só no plano governamental como, naturalmente, no plano ético e no plano moral.

Reinaldo Azevedo: Muito bom, presidente! Muito obrigado! Fico honrado, sim, de o senhor ter ligado. E, claro!, eu sou eu, falo o que eu quero. Sobre a denúncia, lembro de novo que — e aí o Michel Temer não precisa falar nada; falo eu: o procurador-geral da República foi a um congresso de jornalistas e deixou claro que  não existe prova na sua denúncia. Tanto é que ele comparou a prova que precisaria apresentar com prova diabólica, numa linguagem inclusive imprópria para o Direito Penal. Então, eu espero que os deputados vejam isso também e coloquem fim a essa aventura que, e o presidente pode até pensar outra coisa, eu digo com todas as letras: acho de caráter golpista.

Michel Temer: É, eu não vou dizer nada a você [sobre o meu comentário – NR]…

Reinaldo Azevedo: Por favor, não.

Michel Temer: Apenas dou um grande abraço a você. E cumprimento mais uma vez você pelo sucesso do seu programa. E um abraço aos seus ouvintes, Reinaldo. Obrigado.

Reinaldo Azevedo: Muito obrigado, presidente. É isso aí, obrigado. Olha aí, o Michel Temer ligando para nós.

No vídeo abaixo, a entrevista está entre 51min36s e 57min03s

https://www.youtube.com/watch?v=HwSkhnn_KCo

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.