Topo

Reinaldo Azevedo

Folha: Batman e Robin rejeitam reformas porque viciaram no papel de heróis das trevas

Reinaldo Azevedo

18/08/2017 09h24

Resta uma boa notícia na reforma política. Até esta sexta ao menos. Parece que se aprova o voto distrital misto para 2022. Abre-se uma vereda da terra dos mortos morais para o parlamentarismo. No mais, tem-se a luta tenaz por uma terra devastada. Por que é assim? O Legislativo se acovardou. Deixou-se sequestrar pela ala aloprada do Ministério Público Federal.

A reforma está sendo pensada e votada quando a reputação dos políticos vive o seu pior momento. Estão assustados. A prudência tem na coragem a sua melhor conselheira. Imprudentes de verdade são os covardes, capazes de assistir, inermes, à marcha para o abismo, com medo de seus sequestradores virtuais.

O veto à doação de empresas a campanhas, decidido pelo STF em 2015, é uma aberração que começou a ser gestada pelo PT na reforma ensaiada em 2011. O partido imaginava patranhas para se eternizar no poder. Fato: impedir que pessoas jurídicas doassem a candidatos implicava a asfixia econômica dos adversários, uma vez que os petistas já haviam engendrado o sistema que lhes garantiria caixa eterno.
(…)
Corajoso, agora, seria aprovar uma emenda restituindo a doação de pessoas jurídicas. Não acontecerá tão cedo por falta de corajosos. Saída? O fundo público. Sem ele e sem as doações de empresas, as eleições ficariam expostas a quem lida com dinheiro vivo: o crime organizado e certas seitas cuja teologia é bem mais nova do que o uísque que eu bebo.
(…)
Íntegra aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.