Topo

Reinaldo Azevedo

Na Folha: Militância xucra dá o tom, assusta os covardes, e reforma política pode não sair

Reinaldo Azevedo

01/09/2017 09h04

Leiam trecho de minha coluna na Folha desta sexta:

"Não morri de mala sorte/ morri de amor pela morte". Esses dois versos encerram "Romance", um dos belos poemas de Mário Faustino (1930-1962), o melhor poeta brasileiro do século passado. Felizmente, não emprestava seu talento a besteiras como "arte engajada". Seus temas eram o amor, a morte, a solidão, a dor e a delícia de existir. E disso deveríamos todos nos ocupar.
(…)
Os versos de Faustino vieram-me à memória semana passada ao constatar que a reforma política, no que tem de essencial, deve dar com os jumentos n'água! Jumentos orgulhosos de seus zurros anti-establishment.

Desta feita, os políticos não são os principais culpados. Também não dá para enfiar a mão, em sentido metafórico e moral, na fuça das esquerdas. Eis a obra da direita xucra. Transforma as redes sociais, sites, blogs, programas de rádio e até atrações de TV num esgoto a céu aberto de indigências intelectuais, estupidez militante e ignorância sobranceira e autorreferente. Sua biblioteca é o fígado, patrocinado por especuladores, bucaneiros e doadores secretos.

(…)
A "vanguarda do retrocesso" tomou a frente da batalha. E não há menor chance de o país ser socorrido por políticos corajosos, que aceitem enfrentar essa "doxa" vagabunda, segundo a qual toda doação de empresa é propina e todo fundo público consiste num assalto aos cofres –ainda que eu deteste o modelo. O ponto é: o que daria para fazer agora além disso?

Tudo indica que vamos para 2018 sem fonte pública ou privada (conhecida ao menos) de financiamento. E com voto proporcional. Vanguarda assim é coisa rara. E ainda houve, e há, entre esses patriotas, os que insistem em depor o presidente da República.

Mais um Faustino: "A vanguarda do não avança e vence". Ninguém nos empurrou para isso. Não era um destino. Não é mala sorte. É uma escolha. É amor pela morte.

Íntegra aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.