Topo

Reinaldo Azevedo

No samba do doutor honoris causa doido, Lula vai de Tiradentes, fome e cracolândia

Reinaldo Azevedo

18/08/2017 09h10

"Tiradentes Supliciado", de Pedro Américo. Pergunte ao doutor Lula

Lula deu início, nesta quinta, por Salvador, à sua dita caravana pelo Nordeste. E provou, com efeito, que não é doutor honoris causa em quase nada. Continua a ser um político esperto. É que não cabe a um juiz decidir se o título pode ou não ser concedido.

Fazendo aquelas leituras de história de que só ele é capaz — poucos conseguem ser ignorantes com tanta criatividade —, parece ter tentado estabelecer um paralelo entre a sua história e a de Tiradentes. No passado, já apelou a Cristo. Anda mais modesto.

Disse que a mesma elite que apoiou a morte de Tiradentes no fim do século 18 o resgatou como herói na Proclamação da República — "gente lá de São Paulo". Não faz sentido nenhum. Serve para criticar o Estado e para se apresentar como mártir.

Não ficou claro se ele acha que ainda será enforcado, esquartejado e salgado ou se avalia que isso já aconteceu e está agora no processo de ressurreição… Opa! Esse é outro personagem.

E o pré-candidato disparou:
"O problema não é o Lula, são os milhares de brasileiros que têm consciência política. Se o problema fosse eu, eu me matava". Depois amenizou: não quer ser "nenhum revolucionário, mas um despertador de consciências".

Com saudades de si mesmo em 2002, o petista voltou a enxergar um país de famintos esquálidos, que já não existia há 15 anos:
"Eles pensam que me incomodam, e às vezes incomoda, mas não estou com medo do que está acontecendo comigo. Mas [estou com medo] dos milhões de crianças que estão ficando desnutridas no Brasil, do Brasil ter voltado ao mapa da fome".

E, claro, aproveitou para faturar com a decisão do juiz (post anterior), que suspendeu a homenagem que lhe seria feita. Referindo-se ao vereador do DEM que entrou com a ação popular, disse:
"Ele tem o direito de não gostar de mim porque ele é do DEM e quem é do DEM não precisa gostar de mim porque eu não gosto deles. Talvez esse vereador não tenha pedido [a suspensão] pelo que eu fiz. Ele está com medo é que eu receba o título pelo que vamos fazer daqui para a frente".

E aproveitou para dar uma cutucada no prefeito João Doria (PSDB), de São Paulo, a quem acusou de "invadir a cracolândia". Bem, se houve "invasão", é sinal de que Lula via a área como um território autônomo…

Doutor honoris causa em quê? Não é em história. Não é em bom senso. Não é em simancol. Merece o título, aí sim, em retórica palanqueira. Mas deixem que a sociedade conceda e casse os títulos. Não é preciso que rogados se metam nisso.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.