Topo

Reinaldo Azevedo

Ciro é "Fora Temer", mas diz que Maia seria pior. Entendeu, direita xucra? PDT namora PC chinês

Reinaldo Azevedo

01/08/2017 04h19

Neste domingo, uma mistura de esquerdistas que querem Modesto Carvalhosa (!?!?!?) na Presidência da República e direitistas confusos, alguns verdadeiramente abestados, foram à Avenida Paulista pregar a deposição de Michel Temer. Havia, sei lá, umas cem pessoas no auge da manifestação. Era um troço bisonho, constrangedor. No fim deste mês, outra ala da direita, esta liderada pelo Vem Pra Rua, pretende puxar o coro "Fora Temer". Os esquerdistas, até agora, não conseguiram realizar o desígnio da… esquerda. Quem sabe os direitistas acabem atingindo o propósito dos adversários, não é mesmo? Lembram-se daqueles dias, que parecem distantes, em que eu dizia que Rodrigo Janot e Lava Jato faziam o jogo dos vermelhos? Pois é… "Ah, Reinaldo está vendo coisas…" Não! Eu estava antevendo AS COISAS. E elas estão aí. Tive de enfrentar a tentativa de desqualificação dos vigaristas. Pois é…

Circula por aí um vídeo em que Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, faz algumas reflexões sobre o que está em curso. O que segue abaixo não é a versão que me chegou. Cortei, por exemplo, algumas ofensas que ele dirige a terceiros porque, por óbvio, não vou me prestar a ser o propagador de sua campanha pré-eleitoral. Assistam. Nada — notem bem: nada! — foi tirado do contexto para lhe mudar o sentido ou algo parecido. Ao contrário: o que faço é destacar o sumo da moral política deste senhor. E, obviamente, não há como não sentir a tal vergonha alheia

Assistam ao vídeo e depois pensem na estratégia da esquerda que consiste em explorar o moralismo burro da direita, que é, já escrevi aqui, o túmulo da moral e o parque de diversões dos idiotas. Uma peça tão curta esclarece muita coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=FdqV_4Fpzsk&feature=youtu.be

Viram só? Diz o pré-candidato do PDT:
"Não, não, diretas agora não! Vai ter em 18".

Se você entrar no site do partido, uma das legendas brasileiras que declararam apoio ao autogolpe desfechado por Nicolás Maduro, o assassino que governa a Venezuela, encontrará este texto, em que o líder do partido na Câmara, Weverton Rocha, defende a queda de Temer e, claro!, eleições diretas.

Entenderam? O PDT está entre aqueles que falam na deposição do presidente e em "diretas-já" apenas com o propósito de desestabilizar o governo. Não é para valer. E é o próprio Ciro quem o revela. Está claro que ele não confia que se possam realizar eleições diretas, ainda que seu partido finja querê-lo. Sabe que, caso Michel Temer caísse, o presidente a exercer o mandato-tampão seria escolhido pelo Congresso. Mas calma! Isso é o de menos.

Na sequência, Ciro prevê que o presidente não será derrubado pela denúncia que está na Câmara. E diz o que não teria coragem de dizer em público: "A denúncia é fraquinha". Sim, claro!, ele é um inimigo declarado de Temer e fala, sabe-se lá com base em quê, que os "fatos são reais". Amparado por qual evidência ele faz tal afirmação? Há uma dupla que costuma passar informações a muita gente, inclusive a membros da imprensa: trata-se de "Achômetro e Chutômetro". São irmãos siameses.

Mas burro, à diferença de certa direita, Ciro não é e nunca foi. Ele admite que a denúncia oferecida por Janot ao Supremo foi "feita com certa pressa"…

"Certa pressa"? Que outra tão rápida houve antes? Nenhuma!

Então ficamos assim. Seu partido diz querer diretas, mas é para enganar trouxas, que vão a uma manifestação para a qual são chamados os conservadores, mas onde a esquerda discursa. Depois o doutor, que vive pregando a deposição de Michel Temer, deixa claro que considera a denúncia "fraquinha" e "feita com pressa". Ah, sim, no material que me chegou, ele expressa a convicção de que o presidente não chega ao fim do mandato porque sucumbiria a outas delações.

Rodrigo Maia
Ora, foi o próprio Ciro quem disse que não haverá eleição direta se Temer cair. E, como se sabe, ele e seu partido lutam para que caia. O PDT votará em favor da continuidade do processo contra o presidente. Vamos aqui fazer de conta, então, que existe a maioria para enviar a denúncia ao Supremo e que este decida aceitá-la. Ora, o presidente terá de se afastar por 180 dias. Se renunciar, será preciso marcar eleições indiretas em 30 dias.

Será que Ciro acha isso bom para o Brasil? Ora, a exemplo de qualquer pessoa com um mínimo de miolos, ele acha péssimo. Eis a sua antevisão caso Temer caia:
"Acho que ele [Temer] cai, mas, aí, nós vamos receber de prêmio dessa queda o filho do César Maia. Tranca os dentes que a coisa vai piorar, não resta a menor dúvida".

Eis aí parte do que pensa um aliado objetivo da esquerda brasileira. Obviamente, Ciro nunca foi esquerdista ou socialista. Ele sempre foi autoritário, isso é outra coisa. Quem tenta fazer dele agora um grande líder de esquerda é o PDT. Um dos destaques no site do partido é este: PDT e Partido Comunista da China debatem candidatura de Ciro e fortalecem parceria".

Não é espetacular que alguém que se alinha politicamente — notem: trocas comerciais são outra coisa — com uma tirania, que faz um acordo de colaboração com um ente que não permite a pluralidade de ideias na China — venha expelir regras sobre a democracia brasileira?

Em alguns segundos, Ciro se revelou:
– seu partido finge acreditar nas diretas, mas é mentira;
– seu partido votará para o prosseguimento do processo, mas ele acha a denúncia "fraquinha e apressada";
– Ciro avalia que um eventual governo Rodrigo Maia seria bem pior do que o governo Temer… E, no entanto, ele, Ciro, defende a queda do presidente.

Vale dizer: o doutor aposta no "quanto pior, melhor" para ver se consegue emplacar a sua candidatura. Em 2018, bem entendido. Até lá, ele torce para Lula já ter sido condenado pelo TRF4, o que ele também não conta a ninguém. Até porque ele sabe que a chance da esquerda será tanto maior quanto mais unida estiver. Marina Silva (Rede) será candidata. É um fato natural na floresta, caído da árvore da vida. Se elegível, o candidato petista é o ex-presidente. Nesse quadro, as chances de Ciro ficariam bastante reduzidas.

Ciro, assim, precisa de outra coisa que nem às paredes confessa: ser o candidato de união das esquerdas relevantes — e isso só será possível com Lula inelegível. O resto é lorota.

Para encerrar: a escandalosa hipocrisia que vai no vídeo no acima está presente em toda a esquerda, com diferenças de acento aqui e ali. Só a direita xucra não percebe… Bem, quando foi que percebeu alguma coisa?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.