Topo

Reinaldo Azevedo

Pauta Um – Caso Lula seja reeleito, PT estuda “pacote moralizador” para assustar o Congresso

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h58

Os coleguinhas que cobrem política podem começar a se dedicar aos debates que o PT vem fazendo para promover a "reforma política". Caso Lula seja reeleito, o Executivo pretende lançar um conjunto de propostas de tal sorte "moralizador", que o Congresso, claro, vai-se ver obrigado a dizer que não pode ser bem daquele jeito etc. e tal. E, então, Lula jogará para o Legislativo o ônus de toda lambança passada, presente e futura. O PT estuda medidas que, em si, são corretas, como a extinção de emendas individuais, limitando-as, ainda assim, a obras federais. Vai também acenar pura e simplesmente com o fim da imunidade parlamentar. Parte da opinião pública pode cair no truque, especialmente setores do jornalismo. Por que digo isso? Porque é, sim, possível propor ações que diminuam o espaço para a corrupção. A Veja desta semana dedica matéria a isso (ver nota abaixo). As propostas são boas. Ocorre que não há estrutura eficaz o suficiente contra a corrupção quando o agente público é imoral. Escrevo sobre isso no Globo de hoje. De resto, um cuidado: o Legislativo tem de ser enquadrado. Mas quem enquadra o Executivo? Não existe corrompido sem corruptor. Lula vai querer botar para quebrar: fidelidade partidária, financiamento público de campanha etc. Haverá uma rebelião do baixo clero, não se conseguirão os votos necessários, a culpa cai sobre o Congresso, e o Babalorixá surge como o moralizador que só não fez o certo porque o Congresso não deixou. Mas isso é futuro. O que importa agora é correr atrás dos detalhes da reforma política petista.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.