Topo

Reinaldo Azevedo

Pesquisa: dizem querer Joesley Batista preso 63%; para 69%, punições à JBS são leves

Reinaldo Azevedo

04/06/2017 08h12

A coluna Painel, da Folha, informa que o Planalto encomendou uma pesquisa Ibope para saber como a população avalia o, digamos, imbróglio Joesley.

Entendo que os números poderiam ser considerados animadores para o presidente Michel Temer se seu destino deles dependesse. Melhor ainda: caso consiga atravessar o rio caudaloso, pode até obter dividendos políticos.

Só 16% acham que as punições aplicadas à JBS são adequadas. Para 69%, elas são "muito leves" (47%) ou "leves" (22%). Dizem querer Joesley preso 63% dos entrevistados.

Para 51%, o Congresso não deve parar. Já 46% acham não ser possível votar mais nada.

Há outro alento para Temer, que destoa, convenham, do tom geral da cobertura da imprensa: 45% avaliam que a gravação feita pelo açougueiro de instituições é ilegal; só 41% consideram o contrário.

Em tempo: gravar uma conversa é crime? Em si, não. Depende depois do que se vai fazer com o material. Uma coisa é certa: a gravação clandestina, sem autorização judicial, não serve como prova para incriminar, mas é aceita em juízo no caso de inocentar um acusado ou evidenciar, por exemplo, uma chantagem ou extorsão.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.