Topo

Reinaldo Azevedo

Placar será de 11 a zero para Fachin manter relatoria; acordo acima da lei pode ficar em 9 a 2

Reinaldo Azevedo

22/06/2017 16h31

Olhem que lindo… Cai a noite sobre o STF, se é que me entendem

A questão já está liquidada. Como antecipei hoje de manhã, fica tudo como está. Edson Fachin mantém a relatoria, e o acordo segue sem passar pelo Supremo. Dane-se a Constituição. Já são cinco votos pró-Fachin, incluindo o dele próprio: Alexandre Moraes, Rosa Weber, Roberto Barroso e Luiz Fux. Basta mais um. E ele é certo como a luz do dia. A madrinha disso tudo é Cármen Lúcia. Votará, no retorno, Dias Toffoli. Deve integrar a maioria. Depois vem Ricardo Lewandowski. Este pode levantar alguma restrição no caminho já aventado por Gilmar Mendes, que virá na sequência. E Celso de Mello, o decano, antecede o voto da presidente.

Mendes não se opõe a que a relatoria fique com Fachin. Como já escrevi aqui, isso será mantido por 11 a zero. O ministro é contra a soberania no relator num caso como esse. Pode ser que Lewandowski o acompanhe nas restrições. Em suma: será 11 a zero em favor na manutenção de Fachin. E pode ser 9 a 2 em favor da soberania do acordo sobre qualquer outro código legal.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.