Topo

Reinaldo Azevedo

Quanto mais Lula avançar com candidatura, mais fácil transferir votos

Reinaldo Azevedo

14/12/2017 07h49

Nos palanques da vida, Lula levará, por óbvio, a sua postulação até o limite. Se preciso, valerá até mesmo recorrer à Justiça Eleitoral para manter a candidatura, território que, sabe ele, será ainda mais inóspito a suas pretensões a partir de fevereiro, quando Luiz Fux assume a presidência do TSE.

Quanto mais Lula avançar como o candidato natural do partido, mantendo o patamar de 35% dos votos, mais fácil se torna a transferência para um eventual ungido seu, quando ficar evidente que a Lei da Ficha Limpa vai barrar a sua pretensão.

É evidente que os petistas prefeririam que os prazos médios do TRF fossem mantidos porque isso abriria, efetivamente, a possibilidade de Lula se eleger antes da conclusão formal do julgamento no Tribunal Regional Federal. Mas a antecipação não vai lhes dar essa facilidade. Nem por isso o partido fica sem discurso. Muito pelo contrário: agora, a tese da "armação" ganhou ares de verossimilhança.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.