Topo

Reinaldo Azevedo

PT avança na sua “viagem lisérgica” e lança em convenção o nome de Lula; carta assinada pelo petista vê um país que foi do Paraíso ao inferno

Reinaldo Azevedo

05/08/2018 05h02

Para provar que Lula está em cada petista, convencionais usam a máscara do rosto do ex-presidente durante evento que fez dele candidato do partido a um terceiro mandato

O PT oficializou, na tarde deste sábado, em convenção, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República. Não! Não há inocência nenhuma nos petistas ou ilusão. Todos eles sabem, como sabemos nós, que o líder mais importante da legenda não vai concorrer porque a Lei da Ficha Limpa, que ele próprio homologou e que foi aplaudida pelo partido — eu, por exemplo, não aplaudi e acho a lei ruim e inconstitucional! —, não permite. Não é questão de gosto. Agora, é só questão de tempo para que o ex-presidente seja apeado daquela que seria sua sexta disputa presidencial. Será substituído por Fernando Haddad.

Então por que criar a cena? Porque os petistas avaliam que a transferência de votos será tão mais eficiente quanto mais tempo Lula permanecer no palco como o nome do partido. Faz sentido, dada a teoria abraçada? Faz. É prudente? Obviamente, não! Como já escrevi, a coisa daria errado ainda que desse certo. Afinal, o país elegeria um presidiário e seria governado da cadeia.

Uma carta assinada por Lula foi lida durante o evento. Segundo o texto, o Brasil que era governado pelo PT lembrava, assim, uma espécie de Jardim do Éden. Aí uma conspiração, liderada pela cobra, sem a participação de Adão e Eva nem de Lula e Dilma, estragou tudo. E o país virou um inferno. Para que a gente tenha o paraíso de volta, só elegendo o inelegível.

Assevera o texto escrito por Lula:
"Chegamos ao governo pelo voto e foi um longo aprendizado para transformar o Brasil. E transformamos.
E vencemos a miséria e a fome. E levamos água para quem sofria com a seca e luz elétrica para quem vivia nas trevas.
Levamos as crianças para a escola, e os jovens, negros, pobres e indígenas para a universidade. São coisas que parecem simples em qualquer país civilizado, mas que representaram uma enorme diferença para a nossa gente sofrida
."

Aí o PT foi deposto. E o que temos, segundo Lula?
"Hoje o nosso povo está sofrendo, a fome voltou a rondar os lares e muitos nem tem mais um lar, estão vivendo nas ruas, tornaram-se mendigos junto com os filhos.
Milhões de trabalhadores desistiram de procurar emprego porque não há. Milhões foram excluídos do Bolsa Família.
As universidades e os hospitais vivem a sua maior crise
."

Em nenhum momento, Lula e os petistas reconheceram a sua responsabilidade na crise econômica que se abateu sobre o país. É como se a legenda não tivesse conduzido o Brasil à maior recessão de sua história.

Segundo resolução do TSE, os partidos e coligações teriam até amanhã para apresentar a chapa completa — vale dizer: também seria preciso definir o nome do vice. O PT entende que o prazo só se esgota no dia 15 de agosto, que é data-limite para o registro das candidaturas. Por ora ao menos, a ideia é resistir à resolução.

Nesse particular, com efeito, a definição do tribunal parece arbitrária. Se o prazo de registro é 15 de agosto, entende-se que João ou Maria podem ou não ser inscritos como candidatos. Se assim é, por que o nome que ocupará o lugar de vice na chapa tem de ser definido, obrigatoriamente, nove dias antes? Não faz sentido.

Lula ainda tem a esperança de atrair o PDT de Ciro Gomes para a chapa liderada pelo PT, o que poderia atrair o PCdoB, formando, assim, a tão sonhada "unidade de esquerda"— só o PSOL ficaria fora do arranjo. Ciro Gomes descartou a possibilidade como uma ironia. Diz que o PT está numa espécie de "viagem lisérgica".

Quando o nome de Lula foi oficializado, todos os presentes puseram a máscara de Lula, representando plasticamente um trecho da carta do ex-presidente:
"Companheiras e companheiros. Esta é a primeira vez em 38 anos que eu não participo pessoalmente de um encontro nacional do nosso partido. Mas sei que estou presente dentro de cada um de vocês, de cada dirigente, delegado e militante do PT."

Dentro e também fora,

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.