Topo

Reinaldo Azevedo

Saud e escritório deixam claro que Miller participou de forma indevida de elaboração do acordo

Reinaldo Azevedo

11/09/2017 16h23

A casa caiu de um jeito irremediável. E é um escândalo adicional que Edson Fachin, ministro do Supremo, não tenha decretado nem mesmo a prisão provisória de Marcelo Miller, o ex-procurador. O próprio Ricardo Saud, em depoimento à Procuradoria Geral da República, admite que o grupo J&F estava recebendo orientação de Marcelo Miller. Eis trecho referente ao depoimento de Saud:
"[Saud afirmou] que disse a Marcello Miller que gravaria o [senador] Ciro Nogueira (…); que disse a Marcello Miller que gravou José Eduardo Cardozo; (…) que Marcello Miller disse que aquilo daria cadeia, que iriam para cima dele, depoente, e José Eduardo Cardozo; que depois dessa conversa Marcello Miller saiu da sala e estava mandando mensagens no celular; que achou isso estranho, o fato de mandar mensagens logo após essa conversa; que não mostrou a gravação de José Eduardo Cardozo a Marcello Miller, apenas mostrou um pen drive".

Ou por outra: o sr. Miller participava de toda a patuscada.

Mas a coisa não acaba por aí. O próprio escritório Trench Rossi Watanabe enviou documentos à Procuradoria. Segundo o próprio Rodrigo Janot:
"Entre os documentos apresentados constam elementos de que, antes de março do corrente ano, Marcello Miller já auxiliava o grupo J&F no que toca o acordo de leniência firmado pela empresa com o Ministério Público Federal. Há, por exemplo, trocas de e-mails entre Marcello Miller e advogada do mencionado escritório, em época em que [ele] ainda ocupava o cargo de procurador da República, com marcações de voos para reuniões, referências a orientações à empresa J&F e indícios de tratativas em benefícios à mencionada empresa".

Pois é… Janot disse ver aí exploração de prestígio, quem sabe a participação em organização criminosa. Ora, ora, ora… Conversa mole, não? O nome do crime é outro: obstrução da investigação.

Por que Marcelo Miller ainda esta solto?

De resto, é a lei, segundo já a expôs o próprio Janot: a atuação de Miller anula toda a operação.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.