Topo

Reinaldo Azevedo

Um marciano teria concluído que o PT é, de fato, socialista... Será mesmo? No Ceará, já se uniu a Eunício; em Alagoas, a Renan

Reinaldo Azevedo

22/02/2018 07h53

Um marciano que tivesse resolvido baixar no encontro do PT em Belo Horizonte teria concluído: "Ah, este deve ser um partido de extrema-esquerda dos terráqueos". Sobrou pancada para todo mundo, especialmente para a imprensa e o Judiciário. Afirmou Lula:
"Quero dizer àqueles que querem evitar que eu seja candidato: tenham coragem. Eu perdi três eleições e voltei pra casa. […] Aprendam a lamber suas feridas e permitam que a democracia vença e disputem as eleições comigo para ver quem é que ganha. (…) Decidiram que era preciso anular a possibilidade de Lula ser candidato. […] Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e Veja, resolveram demonizar o PT. A imprensa vai transformando mentira em verdade. O que eles não sabem é que o povo me conhece. Duvido que tenham a consciência tranquila como eu tenho."

Ainda que eu reconheça algumas aberrações na Lava Jato, o discurso é falacioso. Lula é tão egocêntrico que se coloca como vítima única da operação. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), a quem ele atacou, teve mais prejuízos eleitorais do que ele próprio. O mesmo Ministério Público que o atropelou tentou depor o presidente Michel Temer duas vezes. Até eu fui vítima de arbitrariedades. As ilegalidades da Lava Jato, diga-se, só prosperam em razão de posturas como a sua. Em vez de o PT fazer a defesa do Estado de Direito, só se ocupa do suposto direito divino de Lula ser candidato. Não que isso me surpreenda. Desde quando as esquerdas se ocupam da defesa da ordem legal?

O governador Fernando Pimentel, também ele um investigado — no caso, da Operação Acrônimo — estava presente. E igualmente sentou a pua no Judiciário e na imprensa. Acusou uma "volta sorrateira da ditadura" e mandou ver:
"Em vez de usar farda, usam togas de juízes arbitrários e parciais. Em vez de censura à imprensa, tornam a imprensa monopolizada".

Voltemos ao Marciano: "Eis aí um partido de extrema-esquerda".

Não! O ET está errado. O mesmo Lula que mandou ver na metralhadora giratória havia dito pouco tempo antes que não vê mal nenhum na união entre petistas e peemedebistas em alguns Estados. Vale dizer: aquela conversa de não fazer aliança com partido que apoiou o suposto golpe ficou para trás. O chefão do PT exaltou, por exemplo, o PMDB de Minas, que é um quintal de Pimentel. O também peemedebista Eunício Oliveira, presidente do Senado, já costurou um acordo com o partido no Ceará. Renan Calheiros fez o mesmo em Alagoas.

Esse discurso radicaloide de Lula e sua turma é só uma tática para manter a tropa unida, com sangue nos olhos. Na hora da composição política, o partido se une até com o capeta se isso facilitar a sua volta ao poder. E essas alianças, como se sabe, baixam o teor de radicalismo. Ou será que foi por causa de sua vocação socialista que os companheiros se juntaram aos empreiteiros para assaltar o Estado?

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.