Topo

Reinaldo Azevedo

Uruguai manda prender comandante do Exército que fez proselitismo político

Reinaldo Azevedo

13/09/2018 16h26

No Globo:
O comandante em chefe do Exército do Uruguai, Guido Manini Ríos, ficará preso por 30 dias por opinar sobre um projeto de lei proposto pelo governo do país. A sanção foi imposta na segunda-feira. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, comentou nesta quarta-feira a detenção:

"[O militar] atua de boa fé e com a lealdade institucional que devem ter as Forças Armadas, mas se equivocou. Em função disso, sofreu sanções", disse Vázquez, segundo declarações difundidas no portal da Presidência.

Manini Ríos permanecerá preso por 30 dias a partir da próxima segunda-feira, em um momento em que o governo tenta passar no Parlamento uma reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas.

A Presidência afirma na página da internet que a Constituição e outras normas locais estabelecem que os militares "não podem interferir com opiniões sobre projetos de lei".

O artigo 77 da Constituição do Uruguai estabelece que os militares em atividade deverão se abster de "fazer parte de comissões ou de clubes políticos, de subscrever a manifestos de partidos, de autorizar o uso de seu nome e, de modo geral, de executar qualquer outro ato público ou privado de caráter político, exceto o voto".

Nas últimas semanas, Manini Ríos criticou o governo em vários comunicados, por considerar que o projeto de lei prejudicará seus subalternos.

Vázquez não esclareceu qual das ações de Ríos motivou a punição, mas afirmou que ela se deveu a violações constitucionais.
"Comentar um projeto de lei que está em discussão no Parlamento é uma atividade política", disse o mandatário.

Esta não é a primeira vez que o general se envolve em polêmicas. Em novembro do ano passado, Manini Ríos foi acusado pela Organização de Mães e Familiares de Detidos Desaparecidos durante a ditadura militar uruguaia (1973-85), de ter mentido sobre a localização dos restos mortais de um desaparecido.
(…)

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.