Topo

Reinaldo Azevedo

Votos anti-esquerdistas estarão mais divididos do que os de esquerda. Bicudos não se beijam 4

Reinaldo Azevedo

28/11/2017 04h38

O jogo eleitoral dos tucanos pode ser bem-sucedido? Bem, quem disser que sabe o que vai acontecer na disputa é porque está mal informado. Há sólidas analistas de cenários, com os pés fincados na matemática, que apostam que, tudo o mais constante, dois postulantes podem passar ao segundo turno com menos de… 20% dos votos cada um. Os desclassificados para a rodada final não estariam muito longe disso.

Geraldo Alckmin; Michel Temer (Henrique Meirelles); Jair Bolsonaro; Marina Silva; Lula (ou um  ungido seu); Ciro Gomes (vice de Lula ou tendo um ungido de Lula como vice); J.Pinto Fernandes (aquele personagem do poema de Carlos Drummond que não havia entrado na história)… Bem, tudo é possível. Uma coisa é certa: os votos anti-esquerdistas vão se pulverizar mais do que os da esquerda. Parece que isso está a indicar que haverá, sim, um candidato avermelhado no segundo turno. Não aposto no nome de Lula porque acho que o TRF4 o condena antes no caso do apartamento de Guarujá, mesmo sem provas. Mas isso vai demorar um pouco. O PT esticará a corda até lá com o no0me de seu líder maior porque, depois, fica mais fácil transferir os votos para aquele que ele abençoar.

Qual será o nome do não-esquerdista a disputar com o petista (eventualmente, com Ciro Gomes, caso venha a fazer um acordo com o PT, o que ainda não está descartado)? É incerto. Os comunas torcem para que seja, obviamente, Bolsonaro. O curioso é que, nesse terreno não-esquerdista, até Marina Silva disputa lugar, embora o seu não-esquerdismo seja, digamos, uma "verdadeira fake News"! Os xamãs da santa da floresta querem o nome de Joaquim Barbosa como vice.

Os tucanos podem ter o outro nome da etapa final. Até podem. Mas uma coisa é certa: estão fazendo um esforço imenso para ficar fora do segundo turno, não é mesmo?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.