Topo

Reinaldo Azevedo

A pregação de Bolsonaro contra o PT não teria rendido tanto não fosse a rejeição ao partido; esta, sim, foi subestimada na estratégia adotada

Reinaldo Azevedo

18/10/2018 07h01

O PT tem de admitir que o rancor contra o partido é muito maior do que os companheiros imaginavam…

A pregação de Bolsonaro não teria prosperado se não se conectasse com o sentimento de milhões de pessoas que repudiam as ações do PT no poder, não é mesmo? Sim, dá para perguntar por que, então, esse eleitorado antipetista não escolheu opções, digamos, menos carnívoras do terreno da oposição, e elas existiam. Bem, a resposta é mais ou menos simples:
a) porque dois desses candidatos, Gerado Alckmin e Henrique Meirelles, foram colocados na cota de "políticos tradicionais", com partidos na mira da Lava Jato;
b) porque não se acreditava que a outra opção antipetista, João Amoêdo, pudesse vencer um candidato do PT;
c) porque Bolsonaro estava fazendo sua pregação nas redes contra a política tradicional e contra as esquerdas já fazia tempo. Sua postulação se traduziu numa guerra de valores: ele lidera o bem, em contraste com os adversários, o PT em particular, que simbolizam o mal.

Vemos agora uma corrida mais ou menos desesperada de Haddad, com o endosso do partido, para fazer um mea-culpa, ainda que leve, e para retirar da campanha as propostas mais espinhosas — outro erro cometido foi supor que um discurso mais radicalizado à esquerda seria eficaz. Era tudo o que Bolsonaro queria e esperava. Sim, senadora Gleisi: a guerra virtual teve papel importante. Mas o que definiu mesmo o resultado foi o PT não ter feito precocemente a autocrítica pra valer: hipótese em que poderia ter apoiado Ciro, por exemplo. Nada garante que fosse bem-sucedido em face da organização da tropa de Bolsonaro nas redes. Mas as chances, claro!, seriam muito maiores.

O PT tem de admitir ainda outra coisa: o rancor contra o partido é muito maior do que os companheiros imaginavam. E só vai arrefecer se Bolsonaro fizer um governo inepto.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.