Topo

Reinaldo Azevedo

A verdade é que o bolsonarismo se instaurou atacando sistematicamente as instituições; lembrem-se do que disse candidato sobre a PF

Reinaldo Azevedo

22/10/2018 05h47

O bolsonarismo ganhou os corações atacando de forma sistemática as instituições. Todas elas estariam corrompidas. É isso o que está na raiz da fala do deputado. No dia 24 de setembro, em entrevista concedida no hospital, o próprio Jair Bolsonaro pôs em dúvida a investigação conduzida pela Polícia Federal sobre o ataque que sofreu. Afirmou:
"Ouvi dizer que a Polícia Civil de Juiz de Fora está bem mais avançada do que a Polícia Federal. O depoimento que eu ouvi do delegado da PF, que está conduzindo o caso, realmente é para abafar o caso. Eu lamento. O que eu o ouvi falando dá a entender até que age, em parte, como uma defesa do criminoso. Isso não pode acontecer."
Mais tarde, o candidato relativizou a fala porque, por óbvio, era a honorabilidade da PF que estava sendo atingida por motivos puramente eleitoreiros. E ele goza de grande prestígio naquela corporação. Ademais, não se estava dando a investigação por encerrada. É que havia prazo para concluir aquele inquérito porque havia um preso. Segundo as regras, outro foi aberto. Uma das causas que mais mobilizam o eleitorado do candidato do PSL é a suposta insegurança nas urnas eletrônicas, embora, como se nota, o resultado do sufrágio seja amplamente favorável a ele e seus aliados. Submeter as instituições a um permanente enxovalho é uma tática. Eduardo Bolsonaro trata o STF com óbvio desdém. Sim, o filho se desculpou, o pai falou até em chamar psiquiatra, mas e os aliados?
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.