Topo

Reinaldo Azevedo

APREENSÃO DO PASSAPORTE DE LULA 2: procurador que fez o pedido aparece nas gravações involuntárias de Joesley

Reinaldo Azevedo

26/01/2018 07h33

O procurador Anselmo Lopes não pediu apenas a apreensão do passaporte. Ele sugeriu a Soares Leite a decretação da prisão preventiva de Lula, alegando justamente o tal risco de fuga. E carrega nas tintas:
"Caso Vossa Excelência entenda que as medidas cautelares aqui requeridas não são suficientes para a garantia da aplicação da lei penal e a supressão do risco de fuga do réu, registra o MPF [Ministério Público Federal] que as medidas cautelares criminais, inclusive a prisão preventiva, podem ser decretadas de ofício pelo juízo".

Tudo aí é exótico: do pedido de apreensão do passaporte à forma como o MPF, vejam vocês, não encaminha propriamente uma petição ao juiz, mas lhe faz uma sugestão, como numa ação entre amigos.

Lopes é aquele procurador que, segundo Joesley Batista, era interlocutor da turma na tramoia que resultou na tentativa de depor o presidente Michel Temer e de garantir impunidade para os açougueiros de casaca. O procurador apareceu por estes dias nos jornais para tratar da suposta influência política em diretorias da Caixa Econômica Federal. Concedeu uma entrevista ao Estadão e não conseguiu dizer, afinal de contas, qual era o crime que ele via na CEF. Ele só estava convicto de que havia algum…

As coisas, meus caros, fugiram de qualquer controle — ou melhor: fugiram do controle da lei. Procuradores e juízes resolveram fazer justiça com a própria toga e não estão nem aí para o aparato legal.

Como? Você gosta? Afinal, está ferrando o Lula? Pois saiba: quando o Estado atua fora da lei, chega a hora em que ele bate à sua porta.

Pode esperar. E não haverá, para lembrar um texto clássico do pastor Martin Niemöller, que acabou preso pela Alemanha nazista, um vizinho para socorrê-lo porque, afinal, ele caiu em desgraça antes de você, diante do seu silêncio cúmplice.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.