Topo

Reinaldo Azevedo

BNDESPar e Caixa vão à Justiça para impedir voto de irmãos Batista

Reinaldo Azevedo

31/08/2017 17h04

Na Folha:

O BNDESPar e a Caixa Econômica Federal (CEF) solicitaram uma liminar à Justiça para impedir os representantes dos irmãos Batista de votar na assembleia da JBS que acontece nesta sexta-feira (1).

Segundo apurou a reportagem, o pedido foi ajuizado na oitava vara cível da Justiça Federal de São Paulo. O juiz ainda não decidiu sobre o caso, o que deve ocorrer em breve.

O argumento dos bancos estatais é que há conflito de interesse, porque a assembleia vai avaliar uma ação de responsabilidade civil contra os administradores por conta dos crimes que admitiram em delação premiada. A ação obrigaria Wesley Batista a deixar a presidência da empresa.

A decisão do BNDES e da CEF, os principais minoritários da JBS com 26% de participação, contraria parecer da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que, a pedido do banco estatal, avaliou o assunto.

Na terça-feira (29), a autarquia decidiu que a complexidade do caso não permitia concluir que havia conflito de interesses a priori e recomendou que os acionistas avaliassem a questão e, se for o caso, se absterem de votar.

A CVM acompanhou o argumento da defesa de que os interesses da J&F, holding que congrega os negócios do Batista e detém 42,16% da JBS, não necessariamente coincidem com os de Wesley Batista.

A J&F alegou que a saída de Wesley poderia provocar danos para a empresa, como, por exemplo, a antecipação da cobrança de dívidas pelos bancos por quebra de contrato por conta da mudança no controle.

Procurados, BNDES e CEF não comentaram. Em um evento no Rio de Janeiro, Eliane Lustosa, diretora da área de mercado de capitais do BNDES, afirmou que a decisão da CVM não mudava a estratégia do banco e se recusou a responder sobre um possível questionamento judicial.

Se a Justiça não impedir a J&F de votar, o BNDES e a CEF tem poucas chances de conseguir afastar Wesley Batista do comando da empresa. Se conseguirem a liminar, o jogo muda.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.