Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonarista graúdo diz que os ministros do STF têm “bandidos de estimação” e que, com Bolsonaro, mandato na Corte será de 8 anos

Reinaldo Azevedo

22/10/2018 05h45

Um bolsonarista de primeira hora, o ainda senador Magno Malta (PR-ES), próximo de Bolsonaro a ponto de fotografar a ferida da cirurgia e publicá-la na Internet — o que certamente não teria sido feito sem o consentimento da família —, participou de um dos atos em favor da candidatura do peesselista ocorridos neste domingo em várias cidades. No caso, ele esteve em vitória da Conquista, na Bahia. E afirmou o seguinte sobre o STF e os tribunais superiores:
"Bolsonaro é um homem destemido, que tem Deus no coração, que tem sangue no olho e vai enfrentar os bandidos. Mas o Brasil não tem bandido só roubando no ponto de ônibus com 38. O Brasil tem bandidos também nos Tribunais Superiores. O Supremo Tribunal Federal deste país, cada um tem o seu bandido de estimação. A partir de janeiro, com Jair Bolsonaro presidente, mandato de ministro do Supremo vai ser só oito anos. Vai acabar com essa coisa de achar que eles são maiores que Deus".
O candidato chegou a afirmar há alguns meses que pretendia elevar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo. Depois desistiu e afirmou que não pretendia mexer com o tribunal. O mandato para ministros do STF, ora vejam!, era uma proposta do programa de governo do petista Fernando Haddad. Na revisão, a questão deixou de ser uma proposta para ser apenas tema de debate. Será que, nesse particular, pode haver uma interlocução entre o bolsonarismo e o PT?

Bolsonaro e seus seguidores usam uma tática de morde-e-assopra com as instituições e os Poderes da República. Ela foi eficiente para a campanha eleitoral. Ou eles se convencem agora de que assim não se governa ou, em vez do paraíso que prometem aos brasileiros, empurrarão o país para o caos.
Leia mais aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.