Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro não vai mais se encontrar com Maia e Eunício na terça; relação com atual Congresso continua obstruída, o que é, sim, um mau sinal

Reinaldo Azevedo

12/11/2018 05h40

Jair Bolsonaro, presidente eleito, iria se encontrar na terça-feira com os presidentes do Senado e da Câmara, Eunício Oliveira (MDB-CE) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), respectivamente. Não vai mais. A agenda foi cancelada. Ele já esteve com os chefes do Executivo, Michel Temer, e do Judiciário, Dias Toffoli. Por enquanto, nada de mais formal com o Congresso.

É uma má notícia para o futuro governo dele e para o país. Ainda que o futuro Congresso lhe seja mais favorável, ele precisa construir uma maioria para votar emendas constitucionais, por exemplo. Na Câmara, pode-se chegar aos 308 votos com algum esforço, mas obter os 49 votos necessários no Senado vai requerer negociação.

Com Eunício, a conversa ficou mais difícil. A relação com Paulo Guedes, futuro homem forte da economia, produziu faísca. No caso de Maia, a coisa é mais enrolada. O deputado tem o apoio de boa parte do Centrão e de setores da esquerda para emplacar um terceiro mandato à frente da Presidência da Câmara. Mas, tudo indica, o bolsonarismo queria ver o deputado mais engajado na sua agenda e não vê com bons olhos um trânsito na Câmara que independa do grupo.

Em entrevista ao Estadão nesta segunda, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, deixa claro não ter simpatia pela candidatura de Maia. Fala pelo pai? Nunca se sabe. Ainda voltarei a essa entrevista.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.