Topo

Reinaldo Azevedo

BRUMADINHO E O GOVERNO BOLSONARO 3: Truque não causou tragédia, mas é um descaso; membro do Ibama fez alerta contra barragem

Reinaldo Azevedo

26/01/2019 08h16

Não! A tragédia não pode ser atribuída à licença dada a toque de caixa, em razão de um truque. A Vale não tinha dado início ainda à ampliação da produção. E ninguém estava ainda mexendo com a barragem que rompeu. Estou deixando claro, aqui, que algo dessa importância e com esse potencial de risco está sujeito a imposições que põem em segundo plano a segurança das pessoas e do meio ambiente. O órgão que concedeu a licença é composto de 10 pessoas. A licença acelerada venceu por 8 votos a favor, um contra e uma abstenção. O representante do Ibama, Julio Cesar Dutra Grillo, se absteve. E explicou o seu voto:
"Esse projeto traz algumas novidades positivas. Uma delas é o descomissionamento [eliminação] de uma barragem de 10 milhões de m³, que está acima de Casa Branca. A população de Casa Branca está preocupada com muitas coisas, com toda razão, mas não manifesta preocupação sobre aquilo que eu considero que é potencialmente o maior problema de Casa Branca. O que é esse problema? Casa Branca tem algumas barragens acima de sua cabeça. Muita gente aqui citou o problema de Mariana, de Fundão, e vocês têm um problema similar. E ali é o seguinte, essas barragens não oferecem risco zero. Em uma negligência qualquer de quem está à frente de um sistema de gestão de risco, aquilo rompe. Se essa barragem ficar abandonada alguns anos, não for descomissionada, ela rompe, e isso são 10 milhões m³, é um quarto do que saiu de Fundão, inviabiliza Casa Branca e inviabiliza ao menos uma das captações do Paraopeba".

A barragem a que ele se refere é justamente a que rompeu.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.