Topo

Reinaldo Azevedo

COMO INFLUENCIAR E MATAR PESSOAS 3: Secretário do Meio Ambiente de Zema é uma herança de Pimentel; para ele, MG é exemplo

Reinaldo Azevedo

26/01/2019 21h07

Germano Luiz Gomes Vieira, secretário do Meio Ambiente. Zema gostou tanto da gestão do petista Fernando Pimentel  que manteve o secretário

Romeu Zema, o inefável governador de Minas, desse tal Partido Novo — que é mais velho do que supõem seus críticos mais duros —, quer apenas resgatar os corpos e pronto! Calma lá, meu senhor! Há mais do que isso.  O novo (sem trocadilho) secretário do Meio Ambiente de Minas é um velho conhecido da área: Germano Luiz Gomes Vieira. Ele foi secretário adjunto da pasta desde maio de 2016. Sim, no governo do petista Fernando Pimentel. Assumiu a titularidade no dia 22 de novembro do ano passado. Aquela malfadada reunião da Câmara de Atividades Minerárias já aconteceu, pois, sob a sua gestão. No dia 27 de novembro, o jornal "Hoje em Dia" publicou um perfil laudatório de Vieira. E ele diz esta maravilha:
"O trabalho, que começou no início do atual governo, deu as bases para as transformações que agora estão amadurecendo e se concretizando no Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), no licenciamento ambiental, nas normas e na legislação. Elas já dão mostras de que Minas tem um modelo eficiente e moderno, um exemplo para o País que tem tido reconhecimento".

Não é segredo para ninguém que Zema foi eleito na cola de Jair Bolsonaro, transformando o PT no capeta de plantão. O agora governador, no entanto, via ao menos uma virtude no governo de Pimentel, em cuja gestão já havia acontecido a tragédia de Mariana: justamente no meio ambiente. E, por isso, manteve o secretário.

"Ah, você está culpando o secretário que está na titularidade do cargo há dois meses e o atual governo, que tem apenas 26 dias?" Não sou Ministério Público. Não sou polícia. Eu não culpo ninguém. Eu estou tratando de responsabilidade pública. E vejo que Vieira considera que a política ambiental que está em vigor em Minas é exemplo para o Brasil. Como evidencia Mariana. Como evidencia Brumadinho. E há mais a dizer.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.