Topo

Reinaldo Azevedo

CONDENAÇÃO DE LULA 1: ex-presidente já estava condenado por um jeito de ver o direito antes do julgamento. É o mesmo do tríplex

Reinaldo Azevedo

07/02/2019 08h23

A juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. Era um segredo de polichinelo. Escrevi algumas dezenas de vezes no blog que essa condenação era certa com a luz do dia. A situação do ex-presidente se complicou bastante. Vamos com calma. A sentença tem 327 páginas. A moldura do processo é a mesmíssima do sítio de Guarujá. Assim, não havia como ter outro desfecho. Porque Lula está sendo julgado pelos mesmos critérios e pela mesma, vamos dizer, escola de pensamento. Ainda que a juíza visse algum vício — e creio que não veja —, tomaria a decisão que tomou porque tal decisão jogaria luzes na condenação assinada por Sérgio Moro. Assim, e nos estritos termos da minha consideração, Lula já estava condenado antes mesmo de ser julgado. Resta saber se essa, vá lá, escola de julgamento e condenação vai vigorar também para os varões e varoas de Plutarco do bolsonarismo. A sentença tem, reitero, 327 páginas. Estou quase terminando a leitura.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.