Topo

Reinaldo Azevedo

Convites reiterados de Bolsonaro a Moro para Ministério da Justiça ou STF e silêncio de juiz são prova dos noves do viés político da Lava Jato

Reinaldo Azevedo

30/10/2018 08h14

Ah, caras e caros! Sei quanta pancada tomei quando escrevi que, por óbvio, Jair Bolsonaro, agora presidente eleito, era o nome da Lava Jato. Ainda que não fosse o candidato escancarado, era o nome "in pectore", que se escondia ali no coração dos protagonistas da operação. Não fosse assim, ainda seria o candidato por via de consequência, não? Afinal, a razia provocada na política resultou, como atrevi, no renascimento do PT e na busca por um nome que fosse "contra isso tudo o que está aí", incluindo os petistas. E deu em Bolsonaro. Diziam que eu estava delirando. Não! Eu não estava. Agora as coisas se explicitam. E Sérgio Moro foi convidado nesta segunda, em cena aberta, duas vezes, para ser ministro da Justiça de Bolsonaro — convite feito pelo próprio presidente eleito em entrevistas. A alternativa é, desde já, antecipar a sua indicação para o Supremo. Celso de Mello só deixa o tribunal em novembro de 2019. Consta que Moro está considerando seriamente uma coisa e outra, mais o Ministério da Justiça do que o STF — este, afinal, pode sempre esperar. O juiz tem apenas 46 anos. Quem pode ter ficado um pouco chateado é o onipresente Gustavo Bebbiano, que já havia se apresentado para o cargo.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.