Topo

Reinaldo Azevedo

DALLAGNOL 3: Coordenador da Lava Jato só percebe agora que operação deu azo a que se pregue quebra de todo o sistema democrático

Reinaldo Azevedo

04/10/2018 07h16

Na entrevista à Folha, talvez Dallagnol esteja antevendo a vitória de Jair Bolsonaro, o que não é certo ainda, note-se, segundo as pesquisas. Atenção para esta pergunta e para esta resposta:
Em nota recente, a força-tarefa declarou que o objetivo da Lava Jato "não é minar o sistema político do país". Por que, então, muitos eleitores e até candidatos falam em quebrar o sistema? Essa não foi uma consequência indesejada das investigações?

Se quebrar o sistema for interpretado como quebrar o ciclo vicioso de corrupção, essas manifestações são positivas. Por outro lado, se quebrar o sistema significa quebrar o sistema democrático, republicano, estabelecido pela Constituição, isso seria absurdo, um imenso retrocesso.

Pois é, Dallagnol. Como bem sintetizou a filosofa Dilma Schopenhauer em conversa com Barack Obama, segundo o seu próprio testemunho, a dificuldade sempre é fazer a pasta de dente voltar para o tubo — reproduzo o que ela tentou dizer…

Fala-se abertamente, sim, em quebrar garantias do sistema democrático — como, aliás, pratica a Lava Jato. Ou usar prisões preventivas sem prazo, ao arrepio do Código de Processo Penal, como antecipação de pena e tentativa de forçar delações não é já uma quebra das garantias democráticas? Ou a indústria de vazamentos de delações que ainda nem foram objeto de investigação não implicam o desrespeito às garantias democráticas?
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.