Topo

Reinaldo Azevedo

Defesa de Lula apresenta uma nova petição ao STF porque resposta do tribunal a uma outra pode antecipar chancela da inelegibilidade  

Reinaldo Azevedo

29/06/2018 07h41

Quando a defesa de Lula recorreu ao Supremo pedindo a liberdade de Lula e a suspensão da pena acabou forçando o tribunal a pôr o carro adiante dos bois. Digamos que uma maioria no Supremo deferisse a liberdade do petista porque, afinal, o tribunal, de fato, autorizou a execução da pena depois da condenação em segunda instância, mas não a obrigou. Já a suspensão temporária dos efeitos da sentença, até o julgamento do caso em terceira instância, sob a alegação de que Sérgio Moro não era o juiz natural da causa, expôs Lula justamente ao risco que se pretendia evitar: se o tribunal disser "não" à suspensão, como fará se houver votação, o martelo estará batido: a inelegibilidade de Lula estará chancelada antes mesmo que a Justiça Eleitoral possa se pronunciar. Afinal, se o STF diz que a sentença, por enquanto, vale, então o petista é inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Por isso a defesa entregou uma terceira petição: desta feita para que o tribunal não se antecipe a respeito. Ora, mas a única forma de não se antecipar seria, então, aceitar a tese dos defensores sem discutir seu mérito. Virou o samba-do-crioulo-doido.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.