Topo

Reinaldo Azevedo

Depois de tudo, um cenário provável é mesmo a disputa entre PT e PSDB, a exemplo do que se vê há 24 anos; nada, pois, de “nova política”

Reinaldo Azevedo

20/07/2018 07h58

A adesão dos chamados "partidos de centro" ao tucano Geraldo Alckmin o coloca, no ponto de vista estrutural ao menos, no topo da cadeia alimentar da política. Mas, claro!, o que conta é a vontade soberana do eleitorado. Vamos ver o que o candidato vai fazer dessa vantagem. No horário eleitoral, será ele, de longe, a contar com mais tempo: seis minutos em cada um dos dois blocos de 12min30s. Para comparar: se não conseguirem se coligar com ninguém, o PT terá 1min35s; e o MDB, 1min26s. Se fechar um acordo com o PSB, Ciro Gomes (PDT) somará 47 segundos a seus 33 segundos: 1min20s ao todo. Com sorte, pode se juntar ao PCdoB de Manuela D'Ávila, o que lhe garantiria mais 17 segundos. Até a semana passada, quem parecia perto de se aproximar dos seis minutos era Ciro.

Notem: depois do aluvião da Lava Jato; depois de toda retórica que se exercita nas redes sociais contra os chamados "partidos tradicionais"; depois de toda pregação e proselitismo virulento do Ministério Público Federal contra o establishment político, a verdade é uma só: caso Lula pudesse disputar, este 2018 assistiria, muito provavelmente, a um embate entre… PSDB e PT, a exemplo do últimos 24 anos. Em 1994 e 1998, FHC venceu no primeiro turno, mas Lula ficou em segundo lugar. Nas quatro eleições seguintes, o PT levou no segundo turno, sempre disputando com um tucano. Aliás, que se note: se o petista estivesse na parada, esse tal "centro" teria se unido muito antes.

É curioso: dadas as legendas que prometem seguir com Alckmin — PSD, PTB, PPS, PV, DEM, PP, PRB, PR e SD —, só o DEM não integrou a bancada de apoio nos governos Lula, Dilma ou ambos. E todas, sem exceção, também deram sustentação a Michel Temer. De muito expressivo, está ausente o MDB, que deve ter um candidato próprio: Henrique Meirelles.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.