Topo

Reinaldo Azevedo

Entrada de juízes e procuradores na política é negativa, diz historiador italiano

Reinaldo Azevedo

12/11/2018 04h01

Na Folha:
Juízes e procuradores de casos com a Lava Jato tendem a entrar na política, e isso é tão normal quanto desastroso para a democracia.

Essa é a avaliação de um dos maiores especialistas na ascensão do premiê italiano Silvio Berlusconi na esteira da Operação Mãos Limpas, o historiador Giovanni Orsina.

Ele comentou especificamente o caso de Sergio Moro, elevado a superministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL) após ter condenado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato, uma herdeira espiritual da ação italiana.

Moro diz que foram crimes atribuídos a Lula que o levaram à cadeia e, depois, para fora da disputa eleitoral, mas Orsina relativiza isso.

"Uma vez que uma iniciativa judicial destrói uma carreira política, mudando radicalmente os termos da disputa eleitoral, ela adquire um caráter político objetivo. O procurador ou juiz responsável por isso vira um ator político independentemente da sua vontade", afirma o historiador da universidade LUISS-Guido Carli, em Roma.

Ele continua: "Juízes e procuradores desses casos naturalmente se tornam políticos. Isso é estranho? Não: isso é um desastre absoluto, porque inevitavelmente altera o balanço democrático do poder".

Para ele, a Itália ainda não restaurou esse balanço, 25 anos depois da Mãos Limpas, operação que varreu o mundo político de 1992 a 1994, abrindo espaço para o surgimento de Berlusconi, um político que hoje é quase sinônimo de corrupção e clientelismo no mundo —ainda que muito popular em casa ainda.
(…)

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.