Topo

Reinaldo Azevedo

Guedes sobre IBGE: agressão gratuita; que tal vender palácios do Planalto e da Alvorada, dado o que se produz lá?

Reinaldo Azevedo

22/02/2019 16h35

Uma bobagem a fala de Paulo Guedes (foto: Wilson Dias, Ag.Brasil), ministro da Economia, sobre o IBGE. Não passa de proselitismo barato, que ficaria bem na boca um liberaloide amador.

O que vai aqui vale para qualquer órgão público: uma coisa é sua dotação orçamentária, com seus gastos correntes; outra, o emprego de dotações especiais para a construção prédios.

O IBGE dispõe de instalações que o ministro considera luxuosas e desnecessárias? É possível passar as ditas-cujas nos cobres e gastar menos com o simples custeio da máquina? Excelente! Que ele o faça. Sugerir que se venda um prédio para poder realizar uma pesquisa que é a base de dados da larga maioria dos entes privados e públicos no Brasil é um chute na canela que típico de rapazotes e moçoilas recém-convertidos ao liberalismo de botequim.

A ser assim, vendam-se todos os prédios públicos — a questão será achar compradores —, converta-se tudo em caixa e se torre na gestão cotidiana do serviço prestado. O dinheiro vai acabar. E depois?

Também é irresponsável a história de simplificar a pesquisa. Simplificar em quê? De que aspecto ele não gosta? O que está errado?

Eis um aspecto da personalidade do ministro que tem de ser contido. O que falou essas tolices sobre o IBGE é o mesmo que teve um chilique com uma jornalista argentina quando ela fez um pergunta técnica e correta sobre o Mercosul. O doutor se irritou e disse e repetiu que o bloco não era uma prioridade do então candidato Bolsonaro. E emendou: "Era isso o que você queria ouvir"?

Se Guedes está tentado a pôr à venda prédios que considera suntuosos e ineficientes, ainda acaba passando adiante os palácios do Planalto e da Alvorada, não é mesmo?

Menos, ministro!

Vossa Senhoria precisa é ganhar votos para a reforma da Previdência em vez de sair por aí a disparar obscurantismo sob o pretexto de dizer a verdade que ninguém diria.

Convém que o senhor se fixe no objetivo principal e deixe a vaidade arrogante de lado.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.