Topo

Reinaldo Azevedo

Haddad e Bolsonaro assinam termo de compromisso em favor da liberdade de expressão e de imprensa

Reinaldo Azevedo

18/10/2018 22h23

Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), assinaram termo de compromisso, apresentado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na qual "ratificam e enfatizam" um pacto para assegurar os direitos à "informação, liberdade de expressão" e à "liberdade de imprensa".

No documento, com três cláusulas, os dois candidatos também asseguram que obedecerão direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, tais como "a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade".

Bolsonaro e Haddad se comprometeram, ainda, a respeitar as "cláusulas pétreas" da Constituição, "afastando qualquer tipo de manobra ou artifício que viole ou produza efeitos contrários" ao texto.

'Discurso do medo'

Em nota divulgada em sua página na internet, a ABI informa que, como a "mais longeva instituição da sociedade civil", completando 110 anos em 2018, "sentiu-se na obrigação de tomar essa iniciativa em defesa da liberdade de imprensa e das garantias individuais".

"A Nação não podia continuar refém do discurso do medo", acrescentou.

De acordo com a entidade, a manifestação pública dos dois candidatos de que não pretendem alterar o texto da Constituição "é fundamental para a tranquilidade do País e o bom andamento do pleito".

Informou também que a iniciativa tem por objetivo "restabelecer o eixo da campanha com o retorno da discussão dos respectivos programas de governo que desapareceram do debate eleitoral".

"O clima de intolerância e paixão que se apossou dos apoiadores das duas candidaturas não pode se sobrepor aos legítimos interesses da sociedade brasileira que necessita conhecer como Haddad e Bolsonaro pretendem resolver os graves problemas que devastam o País", avaliou a ABI. (…)

No G1.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.